sicnot

Perfil

País

Queima das Fitas de Coimbra arranca com Serenata Monumental na Sé Velha

A Queima das Fitas de Coimbra inicia-se hoje à noite com a Serenata Monumental, na Sé Velha, e os habituais concertos na Praça da Canção arrancam na sexta-feira e prolongam-se até dia 13.

PAULO NOVAIS

As 12 badaladas da torre da Universidade de Coimbra, que assinalam as 00:00, assinalam também o arranque da mais antiga Queima das Fitas em Portugal.

O cortejo da Queima das Fitas realiza-se no domingo, com arranque agendado para as 14:00.

As noites na Praça da Canção, também apelidada por estes dias de "Queimódromo", começam na sexta-feira e estendem-se até 13, num cartaz que procura ter "uma escolha o mais eclética possível", encontrando-se nomes da pop, rock, pimba, hip-hop, kizomba ou música eletrónica, numa seleção que resgata nomes que já passaram pela Queima, como Gabriel o Pensador, Dj Ride, Editors ou Linda Martini.

Na primeira noite de concertos, na sexta-feira, sobem ao palco da Praça da Canção o músico português Agir e o angolano C4 Pedro.

No sábado (07), atuam a banda portuguesa Linda Martini e os britânicos Editors, que lançaram em 2015 o seu quinto álbum de estúdio, "In Dream".

Depois da habitual presença de Quim Barreiros na noite de cortejo, a Queima das Fitas de Coimbra recebe a 09 uma noite inteiramente dedicada ao hip-hop, com os portuenses Dealema e o rapper Valete.

O hip-hop também será ouvido a 10, com o brasileiro Gabriel O Pensador, que lançou em 2015 o seu sétimo álbum, "Sem Crise". Na mesma noite apresenta-se o projeto de pop D.A.M.A..

Ainda atuam na Queima das Fitas de Coimbra Dj Ride, Jimmy P e Regula, a 11, e Olga Ryazanova, Jay Hardway e Dj Chuckie, a 12.

Na última noite de concertos na Praça da Canção, a organização optou por ter um alinhamento "virado para a cidade", com dois nomes da música portuguesa: António Zambujo e Miguel Araújo.

No palco secundário, a cargo da Rádio Universidade de Coimbra entre sexta-feira e segunda-feira, atuam Flamingods, Pop Dell'Arte, College e Maethelvin, Anklepants, Matias Aguayo e Tessela, entre outros.

A Garraiada, que este ano sofre alterações e deixa de ter bandarilheiros, decorre no dia, como habitualmente na Figueira da Foz.

O preço do bilhete geral para concertos é de 49 euros e os pontuais custam entre 5 e 10 euros para estudante e 8 e 15 euros para não estudante, sendo que estudantes com bolsa máxima têm direito a convite geral.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.