sicnot

Perfil

País

Queima das Fitas de Coimbra arranca com Serenata Monumental na Sé Velha

A Queima das Fitas de Coimbra inicia-se hoje à noite com a Serenata Monumental, na Sé Velha, e os habituais concertos na Praça da Canção arrancam na sexta-feira e prolongam-se até dia 13.

PAULO NOVAIS

As 12 badaladas da torre da Universidade de Coimbra, que assinalam as 00:00, assinalam também o arranque da mais antiga Queima das Fitas em Portugal.

O cortejo da Queima das Fitas realiza-se no domingo, com arranque agendado para as 14:00.

As noites na Praça da Canção, também apelidada por estes dias de "Queimódromo", começam na sexta-feira e estendem-se até 13, num cartaz que procura ter "uma escolha o mais eclética possível", encontrando-se nomes da pop, rock, pimba, hip-hop, kizomba ou música eletrónica, numa seleção que resgata nomes que já passaram pela Queima, como Gabriel o Pensador, Dj Ride, Editors ou Linda Martini.

Na primeira noite de concertos, na sexta-feira, sobem ao palco da Praça da Canção o músico português Agir e o angolano C4 Pedro.

No sábado (07), atuam a banda portuguesa Linda Martini e os britânicos Editors, que lançaram em 2015 o seu quinto álbum de estúdio, "In Dream".

Depois da habitual presença de Quim Barreiros na noite de cortejo, a Queima das Fitas de Coimbra recebe a 09 uma noite inteiramente dedicada ao hip-hop, com os portuenses Dealema e o rapper Valete.

O hip-hop também será ouvido a 10, com o brasileiro Gabriel O Pensador, que lançou em 2015 o seu sétimo álbum, "Sem Crise". Na mesma noite apresenta-se o projeto de pop D.A.M.A..

Ainda atuam na Queima das Fitas de Coimbra Dj Ride, Jimmy P e Regula, a 11, e Olga Ryazanova, Jay Hardway e Dj Chuckie, a 12.

Na última noite de concertos na Praça da Canção, a organização optou por ter um alinhamento "virado para a cidade", com dois nomes da música portuguesa: António Zambujo e Miguel Araújo.

No palco secundário, a cargo da Rádio Universidade de Coimbra entre sexta-feira e segunda-feira, atuam Flamingods, Pop Dell'Arte, College e Maethelvin, Anklepants, Matias Aguayo e Tessela, entre outros.

A Garraiada, que este ano sofre alterações e deixa de ter bandarilheiros, decorre no dia, como habitualmente na Figueira da Foz.

O preço do bilhete geral para concertos é de 49 euros e os pontuais custam entre 5 e 10 euros para estudante e 8 e 15 euros para não estudante, sendo que estudantes com bolsa máxima têm direito a convite geral.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.

  • Jovem britânico em fuga é detido depois de responder à polícia no Facebook

    Mundo

    Através do Facebook, a polícia de West Yorkshire mostrou-se preocupada perante o desaparecimento de um jovem de 21 anos e pediu por informações que pudessem leva-los a descobrir Leon Smith. Contudo, o que não deveriam estar à espera, era que o próprio desaparecido respondesse na rede social e que desafiasse a polícia a "fazer o seu trabalho". As autoridades acabaram por localizar o jovem no mesmo dia.

    SIC