sicnot

Perfil

País

Queima das Fitas de Coimbra arranca com Serenata Monumental na Sé Velha

A Queima das Fitas de Coimbra inicia-se hoje à noite com a Serenata Monumental, na Sé Velha, e os habituais concertos na Praça da Canção arrancam na sexta-feira e prolongam-se até dia 13.

PAULO NOVAIS

As 12 badaladas da torre da Universidade de Coimbra, que assinalam as 00:00, assinalam também o arranque da mais antiga Queima das Fitas em Portugal.

O cortejo da Queima das Fitas realiza-se no domingo, com arranque agendado para as 14:00.

As noites na Praça da Canção, também apelidada por estes dias de "Queimódromo", começam na sexta-feira e estendem-se até 13, num cartaz que procura ter "uma escolha o mais eclética possível", encontrando-se nomes da pop, rock, pimba, hip-hop, kizomba ou música eletrónica, numa seleção que resgata nomes que já passaram pela Queima, como Gabriel o Pensador, Dj Ride, Editors ou Linda Martini.

Na primeira noite de concertos, na sexta-feira, sobem ao palco da Praça da Canção o músico português Agir e o angolano C4 Pedro.

No sábado (07), atuam a banda portuguesa Linda Martini e os britânicos Editors, que lançaram em 2015 o seu quinto álbum de estúdio, "In Dream".

Depois da habitual presença de Quim Barreiros na noite de cortejo, a Queima das Fitas de Coimbra recebe a 09 uma noite inteiramente dedicada ao hip-hop, com os portuenses Dealema e o rapper Valete.

O hip-hop também será ouvido a 10, com o brasileiro Gabriel O Pensador, que lançou em 2015 o seu sétimo álbum, "Sem Crise". Na mesma noite apresenta-se o projeto de pop D.A.M.A..

Ainda atuam na Queima das Fitas de Coimbra Dj Ride, Jimmy P e Regula, a 11, e Olga Ryazanova, Jay Hardway e Dj Chuckie, a 12.

Na última noite de concertos na Praça da Canção, a organização optou por ter um alinhamento "virado para a cidade", com dois nomes da música portuguesa: António Zambujo e Miguel Araújo.

No palco secundário, a cargo da Rádio Universidade de Coimbra entre sexta-feira e segunda-feira, atuam Flamingods, Pop Dell'Arte, College e Maethelvin, Anklepants, Matias Aguayo e Tessela, entre outros.

A Garraiada, que este ano sofre alterações e deixa de ter bandarilheiros, decorre no dia, como habitualmente na Figueira da Foz.

O preço do bilhete geral para concertos é de 49 euros e os pontuais custam entre 5 e 10 euros para estudante e 8 e 15 euros para não estudante, sendo que estudantes com bolsa máxima têm direito a convite geral.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.