sicnot

Perfil

País

Sócrates vai estar na inauguração do Túnel do Marão

O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai estar presente no sábado na cerimónia de inauguração da Autoestrada do Marão - Túnel do Marão, obra que lançou em 2008.

Sócrates já disse que falará em breve mas, para já, continua em silêncio sobre a alteração da medida de coação, que o permite estar em liberdade.

Sócrates já disse que falará em breve mas, para já, continua em silêncio sobre a alteração da medida de coação, que o permite estar em liberdade.

PEDRO NUNES / Lusa

A mesma fonte referiu que o Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção direta no projeto do Túnel do Marão: José Sócrates aceitou o convite, enquanto Pedro Passos Coelho declinou por motivo de compromissos já assumidos.

A cerimónia oficial realiza-se no sábado à tarde e vai ser presidida pelo atual primeiro-ministro, António Costa.

Esta autoestrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada.

A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria "acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão", considerando tratar-se de uma "obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país" e que "marcará um antes e um depois".

Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão.

O Governo PSD/CDS resgatou a obra dois anos depois, a empreitada foi concluída pela Infraestruturas de Portugal e abre ao trânsito às 00:00 de domingo.

A nova autoestrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

Lusa

  • Túnel do Marão é o maior da Península Ibérica
    2:31

    País

    O Túnel do Marão abre ao trânsito à meia-noite de dia 7 para 8 de maio. É uma das obras mais esperadas em Trás-os-Montes e permite atravessar o Marão em 20 minutos e com muito mais segurança. Com 5,6 quilómetros, o túnel é o maior da Península Ibérica. A SIC acompanhou uma viagem de autocarro no IP4 antes da abertura da alternativa.

  • Autoestrada do Marão é inaugurada sábado
    2:31

    País

    A autoestrada do Marão, que liga Amarante a Vila Real, vai ser inaugurada no sábado, sete anos depois do início da obra. A autoestrada tem 26 quilómetros, quase seis por túnel e, representa um investimento de 270 milhões de euros.

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58