sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo amanhã em todos os distritos do continente

Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar no sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Nacho Doce / Reuters

De acordo com o Instituto, os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo entre as 11:00 e as 21:00 de sábado devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, e vento também forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para sábado no arquipélago da Madeira (entre as 09:00 e as 21:00) devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras montanhosas.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O Instituto alertou na quarta-feira passada para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental devido à influência de "um núcleo depressionário situado a nordeste do arquipélago da Madeira em deslocamento para o território do continente".

Segundo o IPMA, prevê-se a ocorrência de precipitação, eventualmente acompanhada de trovoada, nas regiões sul e centro, e que se estenderá hoje à região norte.

"Adicionalmente, e com a aproximação de uma nova depressão ao território do continente, prevê-se um agravamento significativo do tempo a partir da tarde de sábado, tal que a precipitação poderá ser intensa e acompanhada de vento forte, pelo menos até ao final do dia de domingo", adiantou o instituto.

Está também prevista uma descida dos valores acentuados da temperatura máxima, que será mais significativa no litoral oeste e no interior da região sul (entre 07 e 10ºC), estendendo-se depois às regiões do interior norte e centro.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:36

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do litoral a partir do meio da tarde e nas regiões do interior para o final do dia.

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC