sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo amanhã em todos os distritos do continente

Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar no sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Nacho Doce / Reuters

De acordo com o Instituto, os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo entre as 11:00 e as 21:00 de sábado devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, e vento também forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para sábado no arquipélago da Madeira (entre as 09:00 e as 21:00) devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras montanhosas.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O Instituto alertou na quarta-feira passada para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental devido à influência de "um núcleo depressionário situado a nordeste do arquipélago da Madeira em deslocamento para o território do continente".

Segundo o IPMA, prevê-se a ocorrência de precipitação, eventualmente acompanhada de trovoada, nas regiões sul e centro, e que se estenderá hoje à região norte.

"Adicionalmente, e com a aproximação de uma nova depressão ao território do continente, prevê-se um agravamento significativo do tempo a partir da tarde de sábado, tal que a precipitação poderá ser intensa e acompanhada de vento forte, pelo menos até ao final do dia de domingo", adiantou o instituto.

Está também prevista uma descida dos valores acentuados da temperatura máxima, que será mais significativa no litoral oeste e no interior da região sul (entre 07 e 10ºC), estendendo-se depois às regiões do interior norte e centro.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:36

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do litoral a partir do meio da tarde e nas regiões do interior para o final do dia.

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.