sicnot

Perfil

País

Aviso laranja devido a chuva para 10 distritos de Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte.

(Arquivo)

(Arquivo)

REUTERS

Segundo o IPMA, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 22:00 de sábado e as 04:00 de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Os restantes distritos sob aviso laranja são Coimbra, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja.

Naqueles distritos o aviso laranja vai estar em vigor entre 19:00 de sábado e as 01:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar, segundo o IPMA, com aviso amarelo para o vento, que nas terras altas poderá atingir os 100 quilómetros/hora.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente vulneráveis devido à chuva, que deverá cair durante o fim de semana.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.