sicnot

Perfil

País

Aviso laranja devido a chuva para 10 distritos de Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte.

(Arquivo)

(Arquivo)

REUTERS

Segundo o IPMA, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 22:00 de sábado e as 04:00 de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Os restantes distritos sob aviso laranja são Coimbra, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja.

Naqueles distritos o aviso laranja vai estar em vigor entre 19:00 de sábado e as 01:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar, segundo o IPMA, com aviso amarelo para o vento, que nas terras altas poderá atingir os 100 quilómetros/hora.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente vulneráveis devido à chuva, que deverá cair durante o fim de semana.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57