sicnot

Perfil

País

Aviso laranja devido a chuva para 10 distritos de Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte.

(Arquivo)

(Arquivo)

REUTERS

Segundo o IPMA, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 22:00 de sábado e as 04:00 de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Os restantes distritos sob aviso laranja são Coimbra, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja.

Naqueles distritos o aviso laranja vai estar em vigor entre 19:00 de sábado e as 01:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar, segundo o IPMA, com aviso amarelo para o vento, que nas terras altas poderá atingir os 100 quilómetros/hora.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente vulneráveis devido à chuva, que deverá cair durante o fim de semana.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22