sicnot

Perfil

País

Aviso laranja devido a chuva para 10 distritos de Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje sob aviso laranja 10 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte.

(Arquivo)

(Arquivo)

REUTERS

Segundo o IPMA, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 22:00 de sábado e as 04:00 de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Os restantes distritos sob aviso laranja são Coimbra, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja.

Naqueles distritos o aviso laranja vai estar em vigor entre 19:00 de sábado e as 01:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Todos os distritos de Portugal continental vão estar, segundo o IPMA, com aviso amarelo para o vento, que nas terras altas poderá atingir os 100 quilómetros/hora.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente vulneráveis devido à chuva, que deverá cair durante o fim de semana.

Lusa

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.