sicnot

Perfil

País

Cinco procissões vão condicionar o trânsito este fim de semana em Lisboa

Cinco procissões realizam-se este fim de semana em Lisboa, entre elas a de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais antigas da capital, que remonta a 1570, tendo a câmara alertado para os condicionamentos do trânsito.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUIS FORRA / Lusa

No sábado, às 21:00, realiza-se a procissão das velas de Nossa Senhora da Saúde, presidida pelo reitor do santuário mariano na Mouraria, Vítor Gonçalves. Esta procissão, em que é apenas transportada a imagem mais pequena da Senhora da Saúde, irá percorrer as diversas ruas do bairro lisboeta, segundo informação eclesiástica.

Também no sábado pelas 21:00, decorre a procissão das velas de Nossa Senhora de Fátima, a partir da capela no bairro do Alvito, seguindo pelas ruas da Indústria, Luís de Camões, Lusíadas, Leão de Oliveira, largo do Calvário, rua de Alcântara, e regressando à capela. A procissão é presidida pelo padre Miguel Pereira.

No domingo, realiza-se à tarde a tradicional procissão de Nossa Senhora da Saúde com a saída de S. Jorge montado num cavalo, do castelo até ao santuário de Nossa Senhora da Saúde na Mouraria.

Neste caso, percorre-se, entre outros arruamentos, o largo Martim Moniz, a rua da Palma, a praça da Figueira e o Poço do Borratem.

Esta procissão foi instituída em 1570, ano que lisboa foi dizimada por um surto de peste, tendo os artilheiros de São Sebastião que ocupavam a então ermida da Mouraria feito um voto a Nossa Senhora para que terminasse a grande peste, o que veio a acontecer pouco tempo depois.

Como agradecimento, instituíram a devoção e a procissão.

A imagem usa habitualmente o vestido de casamento da rainha Mariana de Áustria, mulher do rei D. João V.

A procissão foi interrompida até 1910 e retomada depois em 1940. Em 1974 voltou a ser interrompida, para se voltar a realizar em 1981.

Também no domingo, às 10:45, realiza-se em Belém, na zona ocidental de Lisboa, a procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima, que sai da igreja do Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso, junto ao Centro Cultural de Belém, na rua Bartolomeu Dias, e segue para a igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

Também no domingo, às 11:00, realiza-se nas Mercês a procissão em honra de Nossa Senhora da Escada.

O andor de Nossa Senhora é transportado por um pelotão de fuzileiros e, além desta, sai a imagem de São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável. O percurso envolve, entre outras, as ruas das Adelas e da Quintinha, a praça das Flores, as ruas de São Marçal, da Cruz dos Poiais, das Parreiras e o largo de Jesus.

Segundo informação paroquial, trata-se de uma procissão com uma "vasta tradição histórica perdida nos séculos, mas que durante muitos anos esteve interrompida", tendo sido retomada há alguns anos.

A imagem de Nossa Senhora da Escada está envolvida em diferentes lendas. Algumas reportam-na à capela existente junto à igreja de São Domingos, na Baixa, onde chegava um braço do Tejo.

Os pescadores e marinheiros subiam a escadaria da capela, após chegarem ou antes de zarparem da capital, para irem rezar à Virgem Maria, existindo a ideia de que São Nuno de Santa Maria muitas vezes ali se dirigiu.

Outras lendas referem a Senhora da Escada como a imagem que se encontrava numa das escadas do convento de Nossa Senhora de Jesus, atual igreja das Mercês, e que terá sido levada para a igreja por pedido do povo.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa informou que as alterações à circulação nestas zonas serão devidamente coordenadas no local pela polícia.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.