sicnot

Perfil

País

Condutor condenado por conduzir alcoolizado duas vezes no mesmo dia

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou a oito meses de prisão, com pena suspensa, um condutor apanhado duas vezes, no mesmo dia, a conduzir alcoolizado um veículo automóvel, segundo um acórdão hoje consultado pela Lusa.

Em novembro de 2015, o Tribunal do Porto absolveu o arguido de um dos dois crimes de condução de veículo em estado de embriaguez de que estava acusado, por entender que não lhe poderia ser imputado novo crime, até completa eliminação pelo organismo dos efeitos do álcool.

No entanto, o Ministério Público não concordou com a decisão e recorreu para a Relação, que entendeu haver duas resoluções criminosas e, logo, dois crimes de condução em estado de embriaguez.

O caso remonta à madrugada de 31 de outubro de 2015, quando o arguido foi apanhado duas vezes a conduzir uma viatura nas ruas do Porto, após ter ingerido bebidas alcoólicas.

A primeira vez ocorreu às 03:25, tendo o condutor acusado uma taxa de alcoolemia de 1,50 gramas de álcool por litro de sangue.

Cerca de uma hora depois, voltou a ser apanhado a conduzir a mesma viatura, tendo acusado nessa altura uma taxa de alcoolemia de 1,27 gramas de álcool por litro de sangue.

Para os juízes desembargadores, não há dúvida que a factualidade descrita "integra dois episódios absolutamente distintos a nível temporal, ambos violadores do bem jurídico da segurança rodoviária, que desse modo foi por duas vezes posto em causa".

Após a primeira fiscalização, segundo o TRP, o arguido "teve necessariamente de formular uma nova resolução criminosa para voltar a conduzir, diferente da primeira, da qual se encontra inclusive temporalmente distanciada".

O acórdão refere ainda que a personalidade do arguido denota "uma preocupante tendência para descurar a segurança rodoviária e encarar de forma leviana a integridade física e até a vida dos outros, o que intensifica as necessidades de prevenção especial".

O TRP decidiu, assim, revogar a decisão da primeira instância e condenar o arguido a cinco meses de prisão, por cada um dos dois crimes de condução em estado de embriaguez, e três meses, por um crime de desobediência qualificada.

Em cúmulo jurídico foi-lhe aplicada uma pena única de oito meses, suspensa pelo período de um ano.

O arguido, que já tem duas condenações por condução de veículo em estado de embriaguez, foi ainda condenado na pena acessória de 16 meses de proibição de conduzir veículos motorizados.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.