sicnot

Perfil

País

Fenprof denuncia abusos do ensino privado

Fenprof denuncia abusos do ensino privado

Mário Nogueira da Fenprof denuncia os abusos do ensino privado e fala em negócios de milhões na educação. Cerca de 80 escolas privadas têm contrato de associação com o Estado e recebem cerca de 80 mil euros por ano, por turma.

  • Estado vai deixar de financiar novas turmas nos colégios privados
    3:36

    País

    A partir do próximo ano letivo, o Ministério da Educação vai deixar de financiar novas turmas em colégios privados totalmente financiados pelo Estado, caso haja vagas na rede pública. A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo diz que as novas medidas vão levar ao despedimento de 5 mil docentes e não docentes e, a medida vai implicar indemnizações que rondam os 54 milhões de euros. No próximo ano, as escolas privadas com contrato de associação poderão perder 656 turmas.

  • PSD e CDS acusam Governo de pôr em causa postos de trabalho
    2:33

    País

    PSD e CDS acusaram hoje o Governo de pôr em causa os postos de trabalho nas escolas com contrato de associação. Um argumento contestado à esquerda. Bloco e PCP lembraram os despedimentos levados a cabo na anterior governação. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esteve no Parlamento e garantiu que os atuais contratos são para serem cumpridos.

  • Ministro garante cumprir compromissos assumidos pelo anterior Governo
    1:01

    País

    O ministro da Educação garante que o Governo não tem nada contra as escolas privadas. Esta manhã, no Parlamento, reafirmou que só serão validados os contratos de associação que não sejam redundantes com a oferta do ensino público. Tiago Brandão Rodrigues assegurou, ainda assim, que os compromissos assinados pelo anterior Governo vão ser cumpridos.

  • Alunos e professores de colégio privado protestam contra novas regras
    2:01

    País

    Os alunos e professores do Instituto Nun'Alvares, em Santo Tirso, protestaram hoje contra as novas regras dos contratos de associação. A partir do próximo ano letivo, o estado vai deixar de pagar por novas turmas em colégios privados, em regiões onde exista vagas na rede pública. A Associação de Pais está preocupada com a possível interrupção dos ciclos educativos, contudo O Ministério da Educação garante que isso não vai acontecer.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.