sicnot

Perfil

País

GNR fiscaliza condução sob efeito do álcool durante o fim de semana

A GNR anunciou hoje que vai intensificar, no sábado e domingo, a fiscalização à condução sob influência do álcool, infração cometida por 8.427 condutores nos primeiros quatro meses do ano.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que vai realizar, durante o fim de semana, a operação "Baco" com o reforço da fiscalização à condução sob influência do álcool e droga.

Segundo aquela força de segurança, as ações de fiscalização vão ser direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, nomeadamente estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

No comunicado, a GNR dá conta que multou 8.427 condutores por excesso de álcool entre janeiro e abril, menos cinco por cento do que no mesmo período de 2015.

A GNR refere que 3.474 condutores tinham uma taxa de álcool no sangue superior a 1,20 gramas por litro, o que constitui crime, e 4.953 tinham uma taxa superior à permitida por lei.

Nos primeiros quatro meses do ano, os militares da GNR fiscalizaram cerca de 400 mil condutores.

A GNR refere ainda que continua a ser "uma prioridade" a redução dos índices de sinistralidade rodoviária, estando planeadas para este ano diversas operações nacionais dirigidas para a condução sob o efeito do álcool, excesso de velocidade e não utilização dos cintos de segurança, os três principais fatores de agravamento dos acidentes nas estradas.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.