sicnot

Perfil

País

"Desde a ponte sobre o Tejo nenhuma outra infraestrutura tinha sido tão relevante"

"Desde a ponte sobre o Tejo nenhuma outra infraestrutura tinha sido tão relevante"

Este é um dia histórico para o país. Foi assim que o primeiro-ministro começou o discurso oficial de inauguração do túnel do Marão que abre o interior ao resto do país e da Europa. António Costa comparou mesmo a obra à ponte 25 de abril que permitiu galgar o Tejo, agora é tempo de galgar a fronteira com Espanha.

  • Túnel do Marão é o maior da Península Ibérica
    2:31

    País

    O Túnel do Marão abre ao trânsito à meia-noite de dia 7 para 8 de maio. É uma das obras mais esperadas em Trás-os-Montes e permite atravessar o Marão em 20 minutos e com muito mais segurança. Com 5,6 quilómetros, o túnel é o maior da Península Ibérica. A SIC acompanhou uma viagem de autocarro no IP4 antes da abertura da alternativa.

  • Segurança dentro do túnel de Marão
    2:48

    País

    O túnel de Marão vai ser inaugurado amanhã, depois de mais de um mês a serem testadas todas as condições de segurança. Dentro da infraestrutura foram instaladas 100 câmaras que comunicam qualquer anomalia e 470 megafones que garantem a comunicação para dentro das duas galerias. As 13 saídas de emergência permitem que os utilizadores se refugiem noutra galeria que será cortada ao trânsito. Em casa do incêndio, os utilizadores devem ir para montante porque os fumos serão escoados para jusante. Com quase 6 quilómetros, o túnel do Marão é o maior da Península Ibérica.

  • Cristas elogia anterior Governo pela conclusão do túnel do Marão
    0:13

    País

    Assunção Cristas elogiou o anterior governo pelo esforço que fez para concluir a obra do túnel do Marão numa altura de grande constrangimento financeiro. De visita à feira de Vale de Cambra, em Aveiro, a líder do CDS concorda com Passos Coelho e diz que esta não é uma obra dos partidos mas sim, do país.

  • Durão Barroso sublinha participação da UE no túnel do Marão
    1:00

    País

    A inauguração do túnel do Marão foi tema do debate promovido pelo PSD no Porto sobre o futuro da Europa. O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso fez questão de dizer que o progresso económico e social dos últimos anos não seria possível sem as ajudas comunitárias e lançou mais uma polémica em torno da lista de convidados da cerimónia de inauguração do túnel do Marão.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.