sicnot

Perfil

País

Túnel do Marão inaugurado com António Costa e José Sócrates e sem Passos Coelho

Túnel do Marão inaugurado com António Costa e José Sócrates e sem Passos Coelho

É hoje inaugurado o Túnel do Marão que contará com a presença de António Costa e José Socrates e sem Passos Coelho. O líder do PSD não estará presente porque já tem uma conferência no Porto organizada pelo partido e garante que mesmo que, ainda que fosse chefe do executivo, não estaria presente. Afirma que deveria ir o ministro da Economia porque numa obra "consensual" não se devem "reclamar louros".

Três paragens nos trabalhos e o resgate da obra pelo Estado marcam os sete anos que demorou a construir a Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e é inaugurada hoje.

A cerimónia de inauguração realiza-se à tarde e é presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que se fará acompanhar de vários elementos do Governo e terá na plateia, como convidado, José Sócrates, que lançou a autoestrada em 2008.

Pedro Passos Coelho que, enquanto primeiro-ministro, resgatou a concessão e deu continuidade aos trabalhos também foi convidado para estar presente na cerimónia, mas declinou o convite alegando compromissos já assumidos.

O ex-primeiro-ministro social-democrata está, à hora da inauguração, no Porto, num debate sobre o futuro da Europa promovido no âmbito do 42º aniversário do PSD, onde intervirá também o ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

A Autoestrada do Marão possui 30 quilómetros, um túnel de 5,6 quilómetros e 12 viadutos, e vai ligar Amarante a Vila Real, concluindo a ligação da zona do Porto até à fronteira, em Bragança, por autoestrada -- A4.

No interior do túnel, a maior infraestrutura rodoviária do género na Península Ibérica, apostou-se num sofisticado sistema de segurança que inclui uma rede de videovigilância que cobre toda a extensão e a deteção automática de incidentes.

O investimento global é de 398 milhões de euros, com um apoio comunitário de 89,9 milhões de euros, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

A festa de inauguração começa logo pela manhã, com um "passeio solidário" de bicicletas, corrida, caminhada, de carros clássicos e vespas antigas.

São esperados centenas de participantes para este evento que inclui uma recolha de alimentos e donativos a entregar a instituições de solidariedade social de Vila Real.

A Autoestrada do Marão abre às 00:00 de domingo e, durante o dia, os operadores da Infraestruturas de Portugal e os militares da GNR estarão atentos ao elevado volume de trânsito que é esperado, por parte dos curiosos que querem passar pela primeira vez no Túnel do Marão.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.