sicnot

Perfil

País

Sampaio lembra que Durão Barroso disse que Cimeira das Lajes servia para evitar guerra

Sampaio lembra que Durão Barroso disse que Cimeira das Lajes servia para evitar guerra

Treze anos depois, a cimeira das Lajes ainda provoca fricção nos protagonistas da política desse tempo. Jorge Sampaio vem agora dizer que apenas concordou com a cimeira porque o então primeiro-ministro lhe garantiu ser uma tentativa de evitar a guerra. A resposta é um desmentido às palavras de Durão Barroso na entrevista que deu à SIC e ao Expresso.

  • "Barroso disse que era uma cimeira para a paz"
    2:31

    País

    Jorge Sampaio diz que apenas concordou com a cimeira das Lajes em 2003 porque o primeiro-ministro da altura lhe garantiu ser uma cimeira para evitar a guerra. É a resposta do ex-Presidente da República a uma entrevista de Durão Barroso à SIC e ao Expresso onde o chefe de Governo de então garante que Sampaio apoiou a realização da cimeira que abriu as portas à guerra no Iraque.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02