sicnot

Perfil

País

Cortejo da Queima das Fitas deixou 35 toneladas de resíduos nas ruas de Coimbra

Os serviços de limpeza de Coimbra recolheram 35 toneladas de resíduos provocados pelo cortejo da Queima das Fitas, que decorreu na tarde de domingo, informou hoje o município.

PAULO NOVAIS

A operação envolveu 69 trabalhadores e 24 meios mecânicos, disse o vereador do Ambiente da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade, que falava durante a sessão do executivo municipal.

Esta quantidade de resíduos representa mais do dobro do volume de lixo resultante da edição de 2015 do desfile dos estudantes de Coimbra.

Na altura, foram deixadas nas ruas e praças pelas quais passou o cortejo, entre a Alta e a Baixa da cidade, cerca de 16 toneladas de resíduos.

Para Carlos Cidade, o substancial aumento da produção de lixo entre os anos deve-se, em grande parte, ao facto de durante o cortejo de domingo "ter chovido muito, ficando muitos resíduos, designadamente de papel, ensopados em água".

É natural, no entanto, que "a chuva não explique tudo", admitiu o vereador, que não encontra outras razões para o aumento.

Os trabalhos de recolha de lixo e de limpeza das ruas, desenvolvidos imediatamente a seguir à passagem dos carros alegóricos dos estudantes, envolveram desta vez mais um trabalhador e mais um meio mecânico do que no ano passado.

A operação foi efetuada pelos serviços de limpeza da Câmara de Coimbra e de uma empresa com a qual a autarquia tem contrato de prestação de serviços.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.