sicnot

Perfil

País

Entregues mais de 100 mil cartas contra cortes nos colégios privados

Entregues mais de 100 mil cartas contra cortes nos colégios privados

Mais de 100 mil cartas foram entregues hoje nas residências oficiais do primeiro-ministro e do Presidente da República. Pais, professores e funcionários das escolas particulares e cooperativas contestaram os cortes no financiamento, que o Governo quer impor já no próximo ano letivo. As escolas privadas falam na violação de um acordo assinado há oito meses pelo anterior Governo.

  • Marcelo só comenta fim dos contratos de associação depois de falar com Costa
    0:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só vai falar sobre a polémica do fim dos contratos de associação, depois de conversar com António Costa. Durante uma intervenção na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Presidente da República disse que é preciso encontrar caminhos de convergência no setor da educação. Sem nunca falar do caso dos colégios privados em concreto, admitiu ainda que tem dificuldade em entender afrontamentos entre setores, quando o fim é o mesmo.

  • Governo pede explicações a Passos sobre as acusações ao ministro da Educação
    2:59

    País

    O Governo volta a exigir ao líder do PSD que dê explicações sobre o que quis dizer sobre os interesses do ministro da Educação. Este sábado Pedro Passos Coelho insinuou que Tiago Brandão Rodrigues se move por interesses, na revisão dos contratos entre o Estado e os colégios privados. Fonte da direção do PSD disse à SIC que quem define a política de Educação é Mário Nogueira, da FENPROF.

  • Colégios entregam mais de 100 mil cartas em Belém e São Bento
    1:09

    País

    Os representantes das escolas de Famalicão acusam o Governo de traição e explicam o descontentamento com o recente despacho do Ministério da Educação que dizem que vai levar ao encerramento de vários estabelecimentos de ensino. Pais, professores e funcionários das escolas com contrato de associação entregam hoje mais de 100 mil cartas ao primeiro-ministro e ao Presidente da República.

  • Cartas contra cortes nos colégios entregues em São Bento e Belém
    3:02

    País

    Mais de 100 mil cartas e petiçoes contra a redução de turmas nos colégios com contrato de associação são hoje entregues no Palácio de São Bento, na residencia oficial do primeiro-ministro, e no Palácio de Belém ao Presidente da República. Pais e responsaveis escolares pedem ao Governo que não avance com a redução de turmas em escolas privadas totalmente financiadas pelo Estado mesmo que haja vagas na rede pública.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.