sicnot

Perfil

País

Palácio em Lisboa vendido à Fundação Aga Khan por 12 milhões

O Palácio Henrique Mendonça/Casa Ventura Terra, em Lisboa, vai ser vendido pelo Estado à Fundação Aga Khan por 12 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República.

Nova SBE

O edifício, situado na Rua Marquês de Fronteira e onde está instalada parte da Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa, irá ser a sede da Fundação Aga Khan em Portugal.

De acordo com a resolução, o dinheiro resultante da venda irá reverter "na sua totalidade" para aquela instituição de ensino superior e "deve ser integralmente destinado a despesas de investimento no património próprio da Universidade, para reforço das instalações".

O Palácio Henrique Mendonça, distinguido com o Prémio Valmor e Arquitetura, foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982.

Por se tratar de um edifício de interesse público, o Estado e a Câmara de Lisboa "gozam do direito de preferência na sua alienação". No entanto, o município "declarou que não o pretende exercer".

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.