sicnot

Perfil

País

Palácio em Lisboa vendido à Fundação Aga Khan por 12 milhões

O Palácio Henrique Mendonça/Casa Ventura Terra, em Lisboa, vai ser vendido pelo Estado à Fundação Aga Khan por 12 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República.

Nova SBE

O edifício, situado na Rua Marquês de Fronteira e onde está instalada parte da Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa, irá ser a sede da Fundação Aga Khan em Portugal.

De acordo com a resolução, o dinheiro resultante da venda irá reverter "na sua totalidade" para aquela instituição de ensino superior e "deve ser integralmente destinado a despesas de investimento no património próprio da Universidade, para reforço das instalações".

O Palácio Henrique Mendonça, distinguido com o Prémio Valmor e Arquitetura, foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982.

Por se tratar de um edifício de interesse público, o Estado e a Câmara de Lisboa "gozam do direito de preferência na sua alienação". No entanto, o município "declarou que não o pretende exercer".

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.