sicnot

Perfil

País

Palácio em Lisboa vendido à Fundação Aga Khan por 12 milhões

O Palácio Henrique Mendonça/Casa Ventura Terra, em Lisboa, vai ser vendido pelo Estado à Fundação Aga Khan por 12 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República.

Nova SBE

O edifício, situado na Rua Marquês de Fronteira e onde está instalada parte da Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa, irá ser a sede da Fundação Aga Khan em Portugal.

De acordo com a resolução, o dinheiro resultante da venda irá reverter "na sua totalidade" para aquela instituição de ensino superior e "deve ser integralmente destinado a despesas de investimento no património próprio da Universidade, para reforço das instalações".

O Palácio Henrique Mendonça, distinguido com o Prémio Valmor e Arquitetura, foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982.

Por se tratar de um edifício de interesse público, o Estado e a Câmara de Lisboa "gozam do direito de preferência na sua alienação". No entanto, o município "declarou que não o pretende exercer".

Lusa

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01