sicnot

Perfil

País

Proteção Civil de Santarém alerta para previsão de cheias no Tejo

O agravamento súbito e significativo dos caudais libertados pelas barragens espanholas deverá provocar o galgamento de margens e cheias na bacia do Tejo em Portugal a partir desta tarde, alertou hoje a Proteção Civil.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

MIGUEL A. LOPES

Com esse aumento dos caudais, que "são agora de 1.500 metros cúbicos por segundo [m3/s], é expectável a ocorrência de episódios de cheias na bacia do Tejo em Portugal nas próximas seis a oito horas", disse à agência Lusa, cerca das 12:00, o comandante distrital da Proteção Civil de Santarém.

Mário Silvestre explicou que, "decorrente da precipitação que se tem sentido no distrito de Santarém, mas essencialmente das descargas das barragens espanholas e portuguesas, os níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo têm vindo a aumentar, podendo atingir os 2.000 m3/s em Almourol".

O responsável referiu ainda que é previsível o galgamento da margem direita do rio Tejo, com submersão de zonas ribeirinhas na Golegã, no cais de Tancos (em Vila Nova da Barquinha), na zona baixa de Constância e em Reguengo do Alviela (Santarém).

"Não é possível ainda quantificar exatamente os impactos das cheias", observou Mário Silvestre.

A Proteção Civil alertou as populações para adotarem medidas de proteção, tais como retirar normalmente inundáveis equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, recolher os animais para locais seguros e não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

O responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém pede ainda à população "que se mantenha informada através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de proteção civil, desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da sua família e dos seus bens".

Também os Bombeiros Municipais de Santarém lançaram entretanto um aviso, referindo que na madrugada de terça-feira é previsível a submersão da Estrada Nacional 365 em Palhais, entre a ribeira de Santarém e Alcanhões e entre a ponte do Alviela e o Pombalinho, "isolando a povoação de Reguengo do Alviela".

Prevê-se ainda a submersão do Caminho Municipal 1348, entre a ribeira de Santarém e Vale Figueira.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.