sicnot

Perfil

País

Quase 18 mil veículos no Túnel do Marão nas primeiras 24 horas

Nas primeiras 24 horas após a abertura oficial ao trânsito, passaram pela Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão 17.882 veículos, segundo dados da Infraestruturas de Portugal.

lusa

Depois de ter sido inaugurado no sábado pelo primeiro-ministro, António Costa, a Autoestrada do Marão, que incluiu um túnel rodoviário com quase seis quilómetros, abriu por volta das 00:00 de domingo.

Esta nova via liga Amarante a Vila Real e conclui a Autoestrada 4 (A4) do Porto até Bragança.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pela IP, entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de hoje passaram pelo Túnel do Marão 17.882 veículos.

O preço da portagem cobrada nos cerca de 30 quilómetros da Autoestrada do Marão é de 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

No domingo, muitos dos automobilistas quiseram percorrer a infraestruturas atraídos pela curiosidade de conhecer o maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

Houve até quem tenha esperado nos nós de acesso pela hora anunciada de abertura e, no domingo, assistiu-se a um cenário até agora pouco usual no Itinerário Principal 4 (IP4), de uma estrada praticamente vazia.

O Túnel do Marão que rasga a serra é alternativa ao IP4, uma estrada com traçado de montanha, com subidas e descidas acentuadas, e que foi palco para muitos e graves acidentes.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54