sicnot

Perfil

País

Semana começa com chuva, vento e possibilidade de neve

O início de semana vai ser marcado pela precipitação, que pode ser forte e acompanhada de trovoadas, e a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, adiantou o meteorologista Ricardo Tavares.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Para hoje, estamos a prever céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada. O vento vai continuar moderado do quadrante sul, sendo moderado a forte nas terras altas", disse à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira o dia vai ser muito semelhante ao de hoje em termos de chuva e vento.

"Vamos manter a mesma situação. Chuva ou aguaceiros, vento moderado, mais intenso no litoral e nas terras altas, pequena descida da temperatura mínima, mas na terça-feira existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no início do dia", adiantou.

Ricardo Tavares explicou que nos próximos dias não vai ocorrer chuva tão persistente como a registada no sábado passado.

"Não vão ser dias de precipitação tão persistente como foi no sábado, podem pontualmente ser fortes, mas não tão persistentes", disse.

No que diz respeito às temperaturas, o especialista do IPMA salientou que não vão existir grandes variações em relação aos últimos dias.

"Vamos ter máximas abaixo dos 20 graus Celsius e mínimas abaixo dos 10. Para o próximo final de semana é que já estamos a prever uma subida da temperatura máxima", declarou à Lusa.

Segundo Ricardo Tavares, a tendência de chuva e instabilidade vai manter-se até à próxima quinta-feira.

"A partir de quinta-feira, as probabilidades de ocorrência de precipitação começa a diminuir", concluiu.

Por causa do estado do tempo, o IPMA colocou 18 distritos de Portugal continental sob 'Aviso Amarelo' (entre as 00:00 e as 21:00 de hoje) devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O instituto prevê para hoje, no continente, céu geralmente muito nublado, com abertas na região sul, períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, e vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial durante a tarde e vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora, soprando forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas e pequena descida de temperatura.

O IPMA prevê para hoje nos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura do ar, aguaceiros fracos e vento norte fresco a muito fresco com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 12 e 16 graus Celsius, no Porto entre 13 e 16, em Vila Real entre 09 e 15, em Viseu entre 08 e 13, em Bragança entre 08 e 15, na Guarda entre 07 e 10, em Coimbra entre 12 e 16, em Castelo Branco entre 11 e 16, em Santarém entre 12 e 18, em Évora entre 10 e 17, em Beja entre 11 e 18, em Faro entre 14 e 18, no Funchal entre 13 e 19, em Ponta Delgada entre 11 e 16, na Horta entre 10 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 15.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.