sicnot

Perfil

País

Sete barras fechadas e cinco condicionadas devido a agitação marítima

Sete barras do continente estão hoje fechadas à navegação e outras cinco estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

(ARQUIVO)

(ARQUIVO)

© Stephane Mahe / Reuters

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto, Alvor e Albufeira estão hoje fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima forte.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com calado inferior a 15 e 11 metros, respetivamente.

A Marinha indica ainda que as barras de Portimão, Faro e Vila Real de Santo António estão apenas fechadas a embarcações com calado inferior a 10 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, na costa ocidental ondas de de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros a partir do final da tarde.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 02 a 2,5 metros, sendo 2,5 a 3 metros no barlavento até final da tarde.

O instituto prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, com abertas na região sul, períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada e vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial durante a tarde e vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora, soprando forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas e pequena descida de temperatura.

O IPMA prevê para hoje nos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura do ar, aguaceiros fracos e vento norte fresco a muito fresco com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 12 e 16 graus Celsius, no Porto entre 13 e 16, em Vila Real entre 09 e 15, em Viseu entre 08 e 13, em Bragança entre 08 e 15, na Guarda entre 07 e 10, em Coimbra entre 12 e 16, em Castelo Branco entre 11 e 16, em Santarém entre 12 e 18, em Évora entre 10 e 17, em Beja entre 11 e 18, em Faro entre 14 e 18, no Funchal entre 13 e 19, em Ponta Delgada entre 11 e 16, na Horta entre 10 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 15.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43

    Economia

    A Black Friday arranca oficialmente em Portugal esta sexta-feira com descontos que podem ir até aos 80%. A Deco avisa que nem todas são boas oportunidades e apela à atenção dos consumidores.

  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • DGO divulga hoje execução orçamental até outubro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese da execução orçamental em contas públicas até outubro, sendo que, em contabilidade nacional, o Governo estima reduzir o défice para 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.

  • Pense bem antes de beijar um colega

    Mundo

    O tribunal da província espanhola de Huesca aceitou o pedido de indemnização de uma mulher que foi vítima de assédio sexual por parte de um colega de trabalho. A mulher terá pedido boleia ao colega que, dentro do carro, lhe passou a mão pelas pernas, mas não ficou por aí.

    SIC