sicnot

Perfil

País

Contra o buzinão, em silêncio e de bicicleta

Um grupo de utilizadores de bicicletas promove hoje um passeio, silencioso, em resposta ao anunciado buzinão contras as obras no Eixo Central de Lisboa. A contra-manifestação acontecerá à mesma hora, 18:30.

MÁRIO CRUZ/LUSA

A iniciativa foi dinamizada através das redes sociais.

Está previsto que os ciclistas percorram o Eixo Central, com partida do Marquês de Pombal e em silêncio, marcando a diferença em relação ao buzinão.

A Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi) associou-se ao protesto.

Em causa está o facto de ter sido divulgado que afinal as duas ciclovias previstas no projeto iam ser substituídas por apenas uma, bidirecional, com o objetivo de garantir um maior número de lugares de estacionamento.

  • Associações em defesa das obras no Eixo Central de Lisboa
    0:55

    País

    A intervenção no Eixo Central de Lisboa tem uma duração estimada de 9 meses e prevê o alargamento dos passeios, a criação de zonas verdes e de estadia, a repavimentação das faixas de rodagem, o reordenamento do estacionamento e a criação de uma ciclovia bidirecional. José Soares, da Associação de Moradores das Avenidas Novas, e Manuel João Ramos, da Associação de Cidadãos Automobilizados, acreditam que estas medidas vão permitir uma melhor mobilidade e defendem o plano de requalificação do Eixo Central.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.