sicnot

Perfil

País

Contra o buzinão, em silêncio e de bicicleta

Um grupo de utilizadores de bicicletas promove hoje um passeio, silencioso, em resposta ao anunciado buzinão contras as obras no Eixo Central de Lisboa. A contra-manifestação acontecerá à mesma hora, 18:30.

MÁRIO CRUZ/LUSA

A iniciativa foi dinamizada através das redes sociais.

Está previsto que os ciclistas percorram o Eixo Central, com partida do Marquês de Pombal e em silêncio, marcando a diferença em relação ao buzinão.

A Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi) associou-se ao protesto.

Em causa está o facto de ter sido divulgado que afinal as duas ciclovias previstas no projeto iam ser substituídas por apenas uma, bidirecional, com o objetivo de garantir um maior número de lugares de estacionamento.

  • Associações em defesa das obras no Eixo Central de Lisboa
    0:55

    País

    A intervenção no Eixo Central de Lisboa tem uma duração estimada de 9 meses e prevê o alargamento dos passeios, a criação de zonas verdes e de estadia, a repavimentação das faixas de rodagem, o reordenamento do estacionamento e a criação de uma ciclovia bidirecional. José Soares, da Associação de Moradores das Avenidas Novas, e Manuel João Ramos, da Associação de Cidadãos Automobilizados, acreditam que estas medidas vão permitir uma melhor mobilidade e defendem o plano de requalificação do Eixo Central.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.