sicnot

Perfil

País

Contra o buzinão, em silêncio e de bicicleta

Um grupo de utilizadores de bicicletas promove hoje um passeio, silencioso, em resposta ao anunciado buzinão contras as obras no Eixo Central de Lisboa. A contra-manifestação acontecerá à mesma hora, 18:30.

MÁRIO CRUZ/LUSA

A iniciativa foi dinamizada através das redes sociais.

Está previsto que os ciclistas percorram o Eixo Central, com partida do Marquês de Pombal e em silêncio, marcando a diferença em relação ao buzinão.

A Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi) associou-se ao protesto.

Em causa está o facto de ter sido divulgado que afinal as duas ciclovias previstas no projeto iam ser substituídas por apenas uma, bidirecional, com o objetivo de garantir um maior número de lugares de estacionamento.

  • Associações em defesa das obras no Eixo Central de Lisboa
    0:55

    País

    A intervenção no Eixo Central de Lisboa tem uma duração estimada de 9 meses e prevê o alargamento dos passeios, a criação de zonas verdes e de estadia, a repavimentação das faixas de rodagem, o reordenamento do estacionamento e a criação de uma ciclovia bidirecional. José Soares, da Associação de Moradores das Avenidas Novas, e Manuel João Ramos, da Associação de Cidadãos Automobilizados, acreditam que estas medidas vão permitir uma melhor mobilidade e defendem o plano de requalificação do Eixo Central.

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.