sicnot

Perfil

País

Fenprof admite avançar para tribunal contra Passos, partidos e comentadores de direita

Fenprof admite avançar para tribunal contra Passos, partidos e comentadores de direita

A Fenprof admite avançar com queixas em tribunal, na polémica que envolve a revisão dos contratos do Estado com os colégios privados. Numa conferência de imprensa, esta tarde, o dirigente do sindicato dos professores, referiu-se diretamente a Pedro Passos Coelho e ao que chamou os partidos e comentadores de direita. Mário Nogueira diz que a Fenprof está a ser alvo de insultos e injúrias.

  • Marcelo só comenta fim dos contratos de associação depois de falar com Costa
    0:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só vai falar sobre a polémica do fim dos contratos de associação, depois de conversar com António Costa. Durante uma intervenção na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Presidente da República disse que é preciso encontrar caminhos de convergência no setor da educação. Sem nunca falar do caso dos colégios privados em concreto, admitiu ainda que tem dificuldade em entender afrontamentos entre setores, quando o fim é o mesmo.

  • Governo pede explicações a Passos sobre as acusações ao ministro da Educação
    2:59

    País

    O Governo volta a exigir ao líder do PSD que dê explicações sobre o que quis dizer sobre os interesses do ministro da Educação. Este sábado Pedro Passos Coelho insinuou que Tiago Brandão Rodrigues se move por interesses, na revisão dos contratos entre o Estado e os colégios privados. Fonte da direção do PSD disse à SIC que quem define a política de Educação é Mário Nogueira, da FENPROF.

  • Entregues mais de 100 mil cartas contra cortes nos colégios privados
    2:08

    País

    Mais de 100 mil cartas foram entregues hoje nas residências oficiais do primeiro-ministro e do Presidente da República. Pais, professores e funcionários das escolas particulares e cooperativas contestaram os cortes no financiamento, que o Governo quer impor já no próximo ano letivo. As escolas privadas falam na violação de um acordo assinado há oito meses pelo anterior Governo.

  • Igreja preocupada com situação dos colégios privados
    1:18

    País

    A Igreja está preocupada com a situação dos colégios privados em contratos de associação. Os bispos reuniram-se hoje com a associação que representa o ensino privado. O padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, diz que a Igreja teme pelo encerramento de metade das escolas e pelo despedimento de professores. Esperam agora pela intervenção do Presidente da República.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.