sicnot

Perfil

País

Lisboa vai ter mais polícias e bombeiros a partir da próxima semana

O vereador dos Recursos Humanos da Câmara Municipal de Lisboa afirmou hoje, perante os deputados municipais, que o município vai receber "48 novos sapadores bombeiros", e em breve "43 polícias municipais".

SIC

"Na próxima segunda-feira vão entrar para o município de Lisboa mais 48 novos sapadores bombeiros, e 43 polícias municipais novos vindos da PSP em breve chegarão", disse João Paulo Saraiva na Assembleia Municipal de Lisboa (AML).

O autarca fala no âmbito da discussão do Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras de 2015, pela AML.

"O concurso para 100 cantoneiros está a correr bem e vamos poder incorporá-los ainda este ano, esperamos nós", acrescentou o responsável, lembrando limitações à contratação, impostas nos últimos anos pelo Orçamento do Estado.

Aquando da apresentação dos resultados financeiros, no início de abril, a diretora municipal de Finanças, Paula Costa, afirmou que em 2015, "155 pessoas saíram [em aposentações e rescisões amigáveis] e deram entrada 94".

Na altura, João Paulo Saraiva disse que "as entradas mais expressivas" devem ocorrer durante este ano.

Hoje, o autarca afirmou também que Lisboa está "num momento de racionalização das instalações municipais".

"Todos e cada um dos trabalhadores que saem dos sítios onde estão terão melhores condições de trabalho, e poderão prestar melhor serviço aos munícipes nos sítios para onde vão, nomeadamente no Entreposto", frisou.

É neste edifício da empresa Entreposto, Gestão Imobiliária, na Praça José Queirós (Olivais), que os serviços de Alcântara, da Rua da Boavista e de Monsanto vão ser realojados temporariamente, por cinco anos.

João Paulo Saraiva aproveitou para convidar todos os deputados municipais para uma visita ao local, em data a agendar.

Durante a sessão de hoje, este tema mereceu críticas de diversas forças representadas na AML.

O PCP criticou uma "nova descida de efetivos", número que o partido espera que possa "ser compensado por trabalhadores que estão a recibos verdes".

Na mesma linha, o PEV considerou que o "mapa de pessoal está aquém das necessidades do município", criticando o "aumento de verba para contratar serviços" externos.

"Se antes não se fazia mais porque não havia dinheiro, porque não se faz agora?", questionou a deputada Cláudia Madeira.

O CDS-PP, pela voz do deputado Diogo Moura, aproveitou para criticar o executivo considerando que se assiste a um "desinvestimento em pessoal, materiais e qualidade de serviço no Regimento de Sapadores Bombeiros".

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.