sicnot

Perfil

País

Marcelo Rebelo de Sousa pede consenso na Educação

Marcelo Rebelo de Sousa pede consenso na Educação

O Presidente da República participou hoje numa conferência de Agricultura mas aproveitou para apelar ao consenso na Educação. Marcelo Rebelo de Sousa dedicou parte do dia ao voluntariado e deixou ainda uma crítica a Catarina Martins que diz que não é bom haver trabalho voluntário.

  • Instituições de educação privadas acusam Governo de quebrar acordo
    6:49

    País

    O Diretor da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Rodrigo Queiroz e Melo esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar dos cortes que o governo fez aos colégios privados. As instituições privadas falam em quebra de acordo da parte do executivo e admitem avançar para tribunal.

  • Colégios protestam nas "Quartas-feiras Amarelas"
    0:48

    País

    As 79 escolas privadas com contrato de associação vão protestar todas as quartas-feiras, até ao fim do ano lectivo, contra o fim do financiamento público. Nas chamadas "Quartas-feiras Amarelas", os edifícios vão estar com bandeiras e faixas amarelas, enquanto alunos, professores e outros funcionários vão estar vestidos da mesma cor. O Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas é um dos que aderiu à iniciativa. A directora adjunta da instituição, Filipa Vieira, diz que a proposta do Governo põe em causa a liberdade de escolha e até a continuidade do próprio colégio.

  • Protestos regressam aos colégios com contrato de associação
    2:41

    País

    Os protestos regressaram, esta manhã, às 79 escolas com contrato de associação. Os edifícios estão com bandeiras e faixas amarelas, enquanto alunos, professores e funcionários usam peças de vestuário da mesma cor. A iniciativa "Quartas-feiras Amarelas" vai decorrer até ao final do ano letivo, em luta contra o fim do financiamento público.

  • António Costa garante que o governo vai cumprir todos os contratos de associação em vigor com colégios privados
    4:17

    País

    Sobre a polémica dos contratos de associação entre o Estado e os colégios privados e as dúvidas levantadas pelo Presidente da República sobre a matéria, o primeiro-ministro garante que os contratos existentes vão ser executados até ao final. António Costa disse ainda que estas instituições representam apenas 3% dos colégios privados e que será afeita uma avaliação caso a caso. Segundo o primeiro-ministro, no próximo ano vão mesmo existir mais turmas apoiadas por estes contratos.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".