sicnot

Perfil

País

Nível das águas do Tejo vai aumentar nas próximas horas

O nível das águas do rio Tejo deverá aumentar nas próximas horas devido às descargas das barragens espanholas e portuguesas, sendo aguardado um novo 'pico' dos caudais por volta das 21:00, alertou a Proteção Civil de Santarém.

PAULO CUNHA

"Consolida-se assim a probabilidade de um episódio de cheia", pode ler-se no comunicado enviado às 15:00 pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

A situação decorre "da precipitação que se tem sentido no distrito, mas essencialmente das descargas das barragens espanholas e portuguesas", explica o comando.

Na mesma nota, o CDOS alertou que "os níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo têm vindo a aumentar e podem atingir os 2.000 metros cúbicos por segundo (m3/s) em Almourol nas próximas seis a oito horas".

A saída do rio das suas margens implica normalmente a inundação de zonas baixas, nomeadamente em Constância e Tancos (Vila Nova da Barquinha), e de algumas vias em vários concelhos do distrito de Santarém, com a possibilidade de isolamento da povoação de Reguengo do Alviela (Santarém), situação que chegou a estar prevista para a madrugada de terça-feira.

A Proteção Civil mantém assim as recomendações às populações para que retirem das zonas normalmente inundáveis equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e que levem os animais para locais seguros.

É ainda recomendado que não sejam atravessadas estradas ou zonas alagadas com viaturas ou a pé.

MYF // ROC

Lusa/fim

NewsSubjects:- Meteo - Inundações - Organizações de socorro - rios

20160511T160806

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.