sicnot

Perfil

País

Nível das águas do Tejo vai aumentar nas próximas horas

O nível das águas do rio Tejo deverá aumentar nas próximas horas devido às descargas das barragens espanholas e portuguesas, sendo aguardado um novo 'pico' dos caudais por volta das 21:00, alertou a Proteção Civil de Santarém.

PAULO CUNHA

"Consolida-se assim a probabilidade de um episódio de cheia", pode ler-se no comunicado enviado às 15:00 pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

A situação decorre "da precipitação que se tem sentido no distrito, mas essencialmente das descargas das barragens espanholas e portuguesas", explica o comando.

Na mesma nota, o CDOS alertou que "os níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo têm vindo a aumentar e podem atingir os 2.000 metros cúbicos por segundo (m3/s) em Almourol nas próximas seis a oito horas".

A saída do rio das suas margens implica normalmente a inundação de zonas baixas, nomeadamente em Constância e Tancos (Vila Nova da Barquinha), e de algumas vias em vários concelhos do distrito de Santarém, com a possibilidade de isolamento da povoação de Reguengo do Alviela (Santarém), situação que chegou a estar prevista para a madrugada de terça-feira.

A Proteção Civil mantém assim as recomendações às populações para que retirem das zonas normalmente inundáveis equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e que levem os animais para locais seguros.

É ainda recomendado que não sejam atravessadas estradas ou zonas alagadas com viaturas ou a pé.

MYF // ROC

Lusa/fim

NewsSubjects:- Meteo - Inundações - Organizações de socorro - rios

20160511T160806

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.