sicnot

Perfil

País

Mário Soares e Jorge Sampaio felicitam Manuel Alegre pelo seu 80º aniversário

Os antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio foram duas das personalidades políticas e da cultura que hoje telefonaram ou enviaram mensagens ao dirigente histórico socialista Manuel Alegre para o felicitar pelo seu 80º aniversário

© Marcos Borga / Reuters

Em declarações à agência Lusa, Manuel Alegre afirmou ter já recebido "inúmeras" mensagens de "parabéns" pelo seu aniversário, mas destacou os telefonemas que recebeu dos antigos chefes de Estado e líderes do PS Mário Soares e Jorge Sampaio.

"O telefonema de Mário Soares sensibilizou-me profundamente. Ele estava muito bem disposto e fez questão de me dizer que estamos aqui os dois ainda para as curvas", referiu Manuel Alegre.

O ex-candidato presidencial afirmou ainda que os amigos mais próximos lhe sugeriram que fizesse uma celebração pública pelo seu 80.º aniversário.

"Mas disse-lhes que queria passar este dia em família. Talvez lá mais para a frente aceite fazer alguma coisa", referiu.

Da data do seu aniversário, Manuel Alegre recordou aquilo que viveu há 52 anos, em Coimbra, durante um cortejo da Queima das Fitas.

"Nesse dia, há 52 anos, estava pronto para pôr as insígnias, quando tive de fugir da PIDE (polícia política do Estado Novo). Passei depois à clandestinidade até ao 25 de Abril de 1974", contou ainda à agência Lusa.

Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu a 12 de maio de 1936 em Águeda, estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde foi dirigente estudantil.

No período do Estado Novo, apoiou a candidatura do general Humberto Delgado, foi fundador do CITAC (Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra), membro do TEUC (Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra), campeão nacional de natação e atleta internacional da Associação Académica de Coimbra. Dirigiu o jornal A Briosa, foi redator da revista Vértice e colaborador de Via Latina.

Esteve dez anos exilado em Argel, onde foi dirigente da Frente Patriótica de Libertação Nacional.

Nesta década de 60, os seus dois primeiros livros, "Praça da Canção" (1965) e "O Canto e as Armas" (1967) foram apreendidos pela censura. Os seus poemas foram, cantados, entre outros, por Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire e Luís Cília.

Manuel Alegre regressa a Portugal em 02 de maio de 1974 e entrou mais tarde no PS, tendo sido deputado constituinte pelo círculo eleitoral de Coimbra, candidaturas que repetiu neste distrito em todas as eleições legislativas até 2002.

Em 2006, Manuel Alegre candidatou-se à Presidência da República como independente, voltando a concorrer em 2011, agora já apoiado pelo PS. Foi membro do Conselho de Estado até ao final da anterior legislatura.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.