sicnot

Perfil

País

Operação Fátima regista um ferido grave em 282 ocorrências

Um ferido grave em 282 ocorrências assinalam o balanço às 18:00 de hoje no posto de comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) instalada em Fátima para a peregrinação internacional de maio.

PAULO CUNHA

Além deste ferido grave, registo igualmente para sete feridos ligeiros. Não houve necessidade, de acordo com fonte da ANPC, de transporte de qualquer ferido para o hospital.

A "operação Fátima" tem assinalados dois momentos críticos: entre as 20:00 de hoje e as 01:00 de sexta-feira, e entre as 09:00 e as 14:00 de sexta-feira, períodos previsíveis de maior acumulação no Santuário.

O hospital de campanha do INEM instalado a três quilómetros do centro de Fátima, numa zona industrial, tem todo o tipo de valências, inclusive bloco operatório e cuidados intensivos.

Cerca de 500 operacionais dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas também da Cruz Vermelha, Proteção Civil e Corpo Nacional de Escutas garantem a segurança e primeiros socorros aos peregrinos de Fátima.

A Operação Fátima 2016 da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) envolve 300 operacionais, está no terreno hoje e sexta-feira "e visa assegurar a prestação de assistência e socorro aos peregrinos" que participam nas cerimónias religiosas, refere, em comunicado, aquele organismo.

A operação, coordenada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, inclui um posto de comando operacional, localizado no exterior do centro de saúde de Fátima, junto à chamada rotunda norte da cidade, onde se integra um Centro Tático de Comando (CETAC), "meio vocacionado para a gestão e coordenação de eventos e ocorrências de proteção civil de elevada complexidade, longa duração ou grande dimensão", afirma.

O INEM montou um hospital de campanha e possui meios próprios de emergência médica, onde se incluem duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), quatro moto 4 e 51 operacionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de emergência, técnicos operadores de telecomunicações de emergência, psicólogos e farmacêuticos, entre outros.

Já a GNR anunciou na quarta-feira em conferência de imprensa que terá no terreno cerca de 200 militares, em cada um dos dois dias, de várias valências, como a investigação criminal, cinotecnia, ordem pública, dispositivo territorial, inativação de explosivos, trânsito e operações especiais, que se encontram apeados, auto, de bicicleta, de moto e a cavalo.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC