sicnot

Perfil

País

Secretário-geral da ONU inicia hoje visita a Portugal

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, inicia hoje com uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, uma visita de dois dias a Portugal, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

Na agenda do encontro de trabalho com Augusto Santos Silva estarão, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, temas como a participação de Portugal em Operações de Paz das Nações Unidas, a situação na Guiné-Bissau, os oceanos, a Cimeira Mundial Humanitária e as migrações.

No primeiro dia da visita, Ban Ki-moon tem também previstas reuniões com o primeiro-ministro, António Costa, ao jantar e, antes, com o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, com quem participará num encontro com um grupo de estudantes sírios acolhidos em Portugal ao abrigo do programa de bolsas de estudo de emergência criado pelo ex-chefe de Estado.

Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU vai reunir-se com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e com Marcelo Rebelo de Sousa, que irá condecorar Ban Ki-moon.

A candidatura do antigo primeiro-ministro António Guterres a secretário-geral da ONU, cargo que Ban Ki-moon vai deixar no final deste ano, vai também ser assunto na visita de dois dias.

Marcelo Rebelo de Sousa disse na quarta-feira que o reconhecimento por Ban Ki-moon do trabalho "notável" de António Guterres enquanto Alto-comissário para os Refugiados seria um "empurrão" à candidatura do antigo primeiro-ministro português.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.