sicnot

Perfil

País

Sistema de saúde "está por um fio" por falta de enfermeiros, diz Bastonária

O sistema de saúde português "está por um fio", devido à falta de enfermeiros, afirma a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, que garante que muitos profissionais portugueses que emigraram estão dispostos a voltar.

Durante uma visita a Londres, a propósito do Dia Internacional do Enfermeiro, Ana Rita Cavaco encontrou-se com enfermeiros portugueses e visitou o St. George's Hospital, tendo recolhido testemunhos sobre uma situação que o Reino Unido vivenciou há alguns anos atrás.

"Foi preciso morrer pessoas por falta de rácios de enfermeiros, para haver um escândalo público e tudo ter mudado. Não está tudo ótimo, mas temos aqui rácios que estão muito longe, neste momento, daqueles que são praticados em Portugal", disse a bastonária à agência Lusa, citando testemunhos de profissionais britânicos.

"É por isso que dizemos que o sistema de saúde em Portugal está por um fio, quando vemos dois enfermeiros por 40 doentes [e] uma urgência médica ou cirúrgica com quatro enfermeiros. Isto é muito daquilo que se passou aqui [no Reino Unido] há uns anos", vincou.

A bastonária lembrou que, nos últimos cinco anos, cerca de 13 mil enfermeiros saíram de Portugal, estimando-se que cerca de 5.000 se tenham fixado no Reino Unido, e que há muitos que querem voltar a Portugal, mesmo com as condições que existem atualmente.

"Há pessoas que nós não precisamos de convencer, eu acho é que todos temos direito a uma escolha. Isto é uma questão de opção e a eles não lhes está a ser dada essa opção. Há aqueles que quererão continuar cá [Reino Unido] ou noutros países, porque terão acesso a outro tipo de formação, a outro vencimento, a outras condições. Mas há aqueles que, apesar das condições que existem, querem ter essa oportunidade e não é o que se está a passar em Portugal", sublinhou.

Segundo a bastonária da OE, "é fácil perceber que, se cumprirmos o número mínimo de enfermeiros para cuidar das pessoas, isso não coloca em risco a vida delas".

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17