sicnot

Perfil

País

Torre dos Clérigos no Porto assinala 500 concertos de órgãos diários e gratuitos

A Torre dos Clérigos, `ex-libris´ da cidade do Porto, assinala no próximo domingo o número redondo de 500 concertos diários e gratuitos de órgãos de tubos.

SIC

A comemoração do concerto de órgão n.º 500 acontecerá no domingo, às 16:00, na Igreja dos Clérigos, adiantou hoje a Irmandade dos Clérigos, responsável pela gestão do monumento, em comunicado.

"No início de 2015, a Irmandade dos Clérigos iniciou uma nova oferta cultural na cidade do Porto, inovadora em Portugal e ambiciosa, mas que hoje podemos declarar estar a ser usufruída por milhares de turistas nacionais e estrangeiros", referiu.

Diariamente, os Clérigos oferecem concertos de órgãos, sempre ao mesmo horário e sem interrupções, num projeto realizado em parceria com a Associação Comercial do Porto.

O concerto será interpretado por João Vaz, organista titular do órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora e professor na Escola Superior de Música de Lisboa e por Rui Soares, um dos organistas regulares dos Clérigos.

Segundo a Irmandade dos Clérigos, os dois órgãos ibéricos, com decoração barroca, estão em "perfeito funcionamento" desde 1779.

Lusa

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39