sicnot

Perfil

País

FENPROF reúne 100 personalidades em defesa da escola pública

Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto, Manuel Alegre, Helena Roseta, Ana Benavente, Baptista Bastos, Santana Castilho e Raquel Varela estão entre os primeiros subscritores da petição que rejeita o duplo financiamento da educação a lançar na segunda-feira pela Fenprof.

Os peticionários apelam ao investimento na escola pública e defendem que o financiamento a colégios privados só deve acontecer quando a resposta pública é insuficiente, de acordo com os documentos a que a agência Lusa teve hoje acesso.

A partir de segunda-feira começam a ser recolhidas assinaturas em todo o país para juntar aos nomes de 100 personalidades que apoiam a iniciativa, de artistas a investigadores, passando por autarcas e dirigentes associativos.

Kalu, baterista da banda Xutos e Pontapés, Isabel Gregório, presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) e os presidentes das duas associações de diretores escolares, Filinto Lima (ANDAEP) e Manuel Pereira (ANDE) assinam igualmente a petição.

O texto do abaixo-assinado/petição começa por afirmar que a Constituição da República impõe a obrigação de o Estado promover uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que satisfaça as necessidades de toda a população.

No documento, exige-se que não haja duplicação do financiamento e que, "no respeito pela Constituição", se garanta o financiamento adequado à escola pública.

O jornalista Daniel Oliveira, o investigador Licínio Lima, a cantora Maria do Amparo e o deputado comunista Miguel Tiago juntaram-se à iniciativa.

Lusa

  • "Guerra política" provocada pelo corte no financiamento de escolas privadas
    3:46

    País

    Passos Coelho acusou o ministro da Educação de estar a tomar decisões sobre os contratos de associação influenciado pelos partidos de esquerda que sustentam o Governo. O líder do PSD falou de interesses que estão na base desta decisão. Mário Nogueira, o secretário-geral da Fenprof diz que se sente insultado e admite avançar com uma queixa para os tribunais contra Passos Coelho. A Federação Nacional de professores defende que, por detrás da polémica, há interesses financeiros.

  • Fenprof diz que polémica dos contratos de associação envolvem interesses financeiros
    1:42

    País

    Mário Nogueira, o secretário-geral da Fenprof partiu para o ataque. Na resposta a Passos Coelho, diz que está a ser alvo de insultos e admite avançar com uma queixa para os tribunais. A Federação Nacional de professores defende que, por detrás da polémica, há interesses financeiros. Fenprof lançou uma petição para rejeitar o duplo financiamento da Educação e defende a criação do Dia da Escola Pública.

  • Fenprof denuncia abusos do ensino privado
    1:28

    País

    Mário Nogueira da Fenprof denuncia os abusos do ensino privado e fala em negócios de milhões na educação. Cerca de 80 escolas privadas têm contrato de associação com o Estado e recebem cerca de 80 mil euros por ano, por turma.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.