sicnot

Perfil

País

PS sobe nas intenções de voto, Marcelo lidera popularidade

SONDAGEM

PS sobe nas intenções de voto, Marcelo lidera popularidade

Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista venceria, sem maioria, mas com mais votos que há um mês. No barómetro SIC/Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa continua a liderar destacado na popularidade dos políticos.

Com 34,8% das intenções de voto. o PS começa assim a destacar-se do PSD, embora com uma subida ligeira. Em sentido contrário, sociais-democratas descem três décimas e ficam a mais de três pontos dos socialistas.

A terceira força política continua a ser o Bloco de Esquerda, com 9,6%., pequena descida face ao mês passado - o mesmo valor que faz subir a CDU para os 8,4%.

O CDS tem a maior queda, sete décimas, para os 7%, ao contrário do PAN que sobe para 1,7%.

No campeonato da popularidade, sem surpresas Marcelo Rebelo de Sousa continua a reinar e a somar pontos: vai nos 56,3%.

António Costa também está em alta e ultrapassa a barreira dos 25 pontos positivos. Catarina Martins mantém-se acima dos 17%; Assunção Cristas vem a seguir quase nos 13%; Passos Coelho sobe ligeiramente face ao último barómetro, fica nos 12,3%, e, a fechar, Jerónimo de Sousa também com popularidade positiva.

O estudo de opinião é da Eurosondagem, foi feito entre os dias 5 e 11 de maio através de 1031 entrevistas telefónicas validadas. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 3%.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.