sicnot

Perfil

País

Hospital do Barreiro abre inquérito a caso de doentes oncológicos sem tratamento

O Centro Hospitalar Barreiro/Montijo confirmou hoje a existência de três casos de doentes oncológicos que não fizeram "tratamentos coadjuvantes" por ter sido ultrapassado o tempo, referindo que vai avançar com um inquérito externo.

Arquivo Reuters

Arquivo Reuters

REUTERS

A SIC noticiou que três doentes oncológicos não fizeram quimioterapia depois das cirurgias porque o Hospital do Barreiro deixou ultrapassar o chamado tempo útil e depois disso o tratamento não tem eficácia.

"O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) confirma a existência de três situações em que não terão ocorrido, em tempo, os tratamentos oncológicos coadjuvantes, por perda da janela terapêutica útil", refere o hospital com comunicado enviado hoje à Lusa.

O Centro Hospitalar salienta que os doentes fizeram o tratamento principal e encontram-se a ser seguidos pelos serviços hospitalares adequados, "não podendo concluir-se desde já que tal evento terá comprometido o seu seguimento".

A administração refere que apenas teve conhecimento da situação do dia 12 de maio e que vai avançar com um inquérito externo.

"O Conselho de Administração do CHBM lamenta o sucedido e informa que vai pedir um inquérito externo, com vista ao completo esclarecimento da situação", frisa.

No documento, a administração anuncia que a atual Responsável da Unidade de Oncologia tem em curso, com a participação da Comissão Oncológica do Centro Hospitalar, a criação de novos mecanismos.

"Estes mecanismos visam garantir a melhor prestação dos cuidados aos doentes seguidos na instituição e a adoção de medidas preventivas apropriadas, otimizando o processo desde o diagnóstico às Reuniões de Decisão Terapêutica e vários tratamentos, que evitarão ocorrência de situações similares", concluiu.

Lusa

  • Ministério da Saúde já está a averiguar caso de doentes oncológicos do hospital do Barreiro
    2:59

    País

    Três doentes oncológicos do hospital do Barreiro não fizeram quimioterapia porque o hospital deixou ultrapassar o chamado tempo útil. depois disso, o tratamento não tem eficácia. O secretário de Estado da Saúde esteve no Jornal da Noite para falar sobre a situação. Manuel Delgado diz que foi apanhado de surpresa mas garante que as averiguações já estão em curso no ministério da Saúde.

  • Hospital do Barreiro deixa três doentes sem quimioterapia
    3:41

    País

    Três doentes oncológicos do hospital do Barreiro não fizeram quimioterapia porque o hospital deixou ultrapassar o chamado tempo útil, depois disso, o tratamento não tem eficácia. A administração da unidade hospitalar tomou conhecimento da situação através da SIC e já pediu uma auditoria para apurar responsabilidades.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.