sicnot

Perfil

País

Cinco ilhas dos Açores em alerta laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de amarelo para laranja o nível de alerta em cinco ilhas do grupo central dos Açores devido a "precipitação pontualmente forte" até às 12:00 horas locais.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

O aviso do IPMA justifica esta decisão com "a intensificação da superfície frontal na última hora" pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico.

O aviso laranja é o quarto de uma escala de cinco e diz respeito a situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou à agência Lusa que "até ao momento não há nenhuma situação registada".

A Proteção Civil insiste que a população deve adotar comportamentos adequados em zonas mais vulneráveis, nomeadamente com a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.