sicnot

Perfil

País

Cinco ilhas dos Açores em alerta laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de amarelo para laranja o nível de alerta em cinco ilhas do grupo central dos Açores devido a "precipitação pontualmente forte" até às 12:00 horas locais.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

O aviso do IPMA justifica esta decisão com "a intensificação da superfície frontal na última hora" pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico.

O aviso laranja é o quarto de uma escala de cinco e diz respeito a situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou à agência Lusa que "até ao momento não há nenhuma situação registada".

A Proteção Civil insiste que a população deve adotar comportamentos adequados em zonas mais vulneráveis, nomeadamente com a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada desde domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.