sicnot

Perfil

País

Iate naufraga na Figueira da Foz, tripulantes sem ferimentos

Um iate naufragou hoje ao largo da Figueira da Foz, em frente à praia da Leirosa, sul do rio Mondego, sem causar mortes ou feridos, disse à agência Lusa o comandante do porto da Figueira da Foz, Silva Rocha.

Google Maps

O iate está registado em Espanha e os dois tripulantes, de 37 e 43 anos, que se salvaram pelos seus próprios meios, têm também nacionalidade espanhola.

Viajavam de Vigo para Alicante, disse a mesma fonte, com paragem em vários portos portugueses.

Silva Rocha disse ter havido uma explosão a bordo e a embarcação naufragou. O comandante explicou ainda que os tripulantes saltaram para uma pequena lancha de apoio que estes iates têm e dirigiram-se para a barra da Figueira da Foz.

"Chegaram à Figueira da Foz pelos seus próprios meios", disse.

Os tripulantes, aparentemente, não tiveram tempo de lançar qualquer alerta, explicou também Silva Rocha.

Fonte portuária, por outro lado, disse à Lusa que os dois sobreviventes foram avistados à entrada da barra por pilotos da barra, que alertaram as autoridades.

Silva Rocha disse também que a embarcação está naufragada, mas com a proa de fora de água e que no local está a embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos e que entretanto foi emitido um aviso à navegação sobre o acontecimento.

Os tripulantes, acrescentou, estão a ser ouvidos no comando local da polícia marítima.

Às 10:00, a embarcação "Pai Eterno", que regressava da safra, também se apercebeu do naufrágio e alertou as autoridades, disse António Lé, da Cooperativa Centro-Litoral.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".