sicnot

Perfil

País

Iate naufraga na Figueira da Foz, tripulantes sem ferimentos

Um iate naufragou hoje ao largo da Figueira da Foz, em frente à praia da Leirosa, sul do rio Mondego, sem causar mortes ou feridos, disse à agência Lusa o comandante do porto da Figueira da Foz, Silva Rocha.

Google Maps

O iate está registado em Espanha e os dois tripulantes, de 37 e 43 anos, que se salvaram pelos seus próprios meios, têm também nacionalidade espanhola.

Viajavam de Vigo para Alicante, disse a mesma fonte, com paragem em vários portos portugueses.

Silva Rocha disse ter havido uma explosão a bordo e a embarcação naufragou. O comandante explicou ainda que os tripulantes saltaram para uma pequena lancha de apoio que estes iates têm e dirigiram-se para a barra da Figueira da Foz.

"Chegaram à Figueira da Foz pelos seus próprios meios", disse.

Os tripulantes, aparentemente, não tiveram tempo de lançar qualquer alerta, explicou também Silva Rocha.

Fonte portuária, por outro lado, disse à Lusa que os dois sobreviventes foram avistados à entrada da barra por pilotos da barra, que alertaram as autoridades.

Silva Rocha disse também que a embarcação está naufragada, mas com a proa de fora de água e que no local está a embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos e que entretanto foi emitido um aviso à navegação sobre o acontecimento.

Os tripulantes, acrescentou, estão a ser ouvidos no comando local da polícia marítima.

Às 10:00, a embarcação "Pai Eterno", que regressava da safra, também se apercebeu do naufrágio e alertou as autoridades, disse António Lé, da Cooperativa Centro-Litoral.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35