sicnot

Perfil

País

Petição da Fenprof contra duplo financiamento na educação chega hoje à rua

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) lança hoje em todo o país uma petição contra o duplo financiamento da educação, apoiada por artistas, académicos, autarcas, deputados e dirigentes associativos.

Secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.Foto de arquivo.

Secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.Foto de arquivo.

Entre os primeiros subscritores contam-se os músicos Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto e Kálu, o poeta Manuel Alegre, a autarca Helena Roseta e a investigadora Raquel Varela.

Os jornalistas Daniel Oliveira e Baptista Bastos, o académico Santana Castilho e os presidentes das duas associações de diretores escolares, Filinto Lima (ANDAEP) e Manuel Pereira (ANDE) subscrevem a iniciativa, bem como a presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), Isabel Gregório.

O objetivo é defender o investimento do Estado na rede pública de ensino, deixando o financiamento a colégios privados, através de contratos de associação, circunscrito a zonas onde ainda não haja oferta pública.

O texto é agora disponibilizado a todos os cidadãos, com a recolha de assinaturas em várias bancas espalhadas pelo país, acompanhada da distribuição de um texto explicativo.

Exigem-se ainda as mesmas condições de trabalho para os docentes das escolas públicas e privadas, nomeadamente em termos de horário, e rejeitam-se acusações de falta de qualidade no ensino público.

Lusa

  • "Guerra política" provocada pelo corte no financiamento de escolas privadas
    3:46

    País

    Passos Coelho acusou o ministro da Educação de estar a tomar decisões sobre os contratos de associação influenciado pelos partidos de esquerda que sustentam o Governo. O líder do PSD falou de interesses que estão na base desta decisão. Mário Nogueira, o secretário-geral da Fenprof diz que se sente insultado e admite avançar com uma queixa para os tribunais contra Passos Coelho. A Federação Nacional de professores defende que, por detrás da polémica, há interesses financeiros.

  • Contratos de associação em debate
    10:44

    Opinião

    No "Esquerda-Direita" desta noite, Mariana Mortágua, do BE, e Miguel Morgado, do PSD, debateram a polémica em torno dos colégios privados. O governo socialista cortou o financiamento e pais e professores protestam contra os cortes.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.