sicnot

Perfil

País

Segurança social fecha lar sem lincença em Valongo

O lar que a Segurança Social está hoje a encerrar em Alfena, concelho de Valongo, não tem licença para esta atividade, confirmou a GNR do Porto, que está a acompanhar no terreno a operação.

Arquivo Reuters

Em causa está um lar de idosos que funciona há cerca de dois anos numa habitação da rua de Baguim, freguesia de Alfena, que acolhia 14 utentes, dois dos quais acamados e três com muita dificuldade de locomoção, funcionando com sete funcionários.

Em declarações aos jornalistas, o tenente-coronel Silva Ferreira, oficial de relações públicas da GNR do Porto, explicou que a operação de encerramento das instalações, que se iniciou às 07:00 de hoje, ocorre para "dar cumprimento a dois mandados judiciais" que foram emitidos na sequência de "algumas denúncias".

"O lar não tem licença para funcionar como tal. Estão a ser recolhidas provas para confirmar ou não se os responsáveis incorrem na prática de maus-tratos", indicou Silva Ferreira, segundo o qual as primeiras denúncias foram feitas há um mês.

A agência Lusa constatou no local que os utentes estão a ser retirados das instalações e segundo a mesma fonte da GNR "no caso de não existir retaguarda familiar será a Segurança Social a precaver o seguimento a dar à situação".

No local estão 12 agentes da GNR, quatro responsáveis ligados à delegação de saúde, quatro do Instituto de Medicina Legal e dois técnicos da Segurança Social.

Os relatos feitos por vizinhos da habitação referem que alguns dos utentes dormiam numa cave da casa.

A proprietária do lar ilegal teve anteriormente um outro espaço para a prática da mesma atividade em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos.

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41