sicnot

Perfil

País

Pedida pena suspensa para carteirista de 85 anos

O Ministério Público (MP) pediu hoje pena suspensa para uma mulher de 85 anos acusada de furtar uma carteira no Porto e que já anteriormente foi condenada por crimes similares.

EPA

Desta feita, o furto terá sido consumado durante o desfile do Cortejo Académico do Porto, a 3 de maio. A arguida foi então apanhada em flagrante por agentes da PSP a furtar a carteira a uma mulher que assistia ao desfile da neta.

A procuradora do MP do Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto justificou a necessidade de uma pena suspensa pelo facto de a arguida ter condenações pela prática do mesmo crime, não lhe tendo "servido de lição".

Durante o julgamento, que hoje se iniciou, a arguida negou a acusação.

"É tudo mentira, nunca roubei nada a ninguém", realçou.

A suspeita explicou que ia apanhar o comboio quando deu um pontapé no que parecia ser um telemóvel, mas depois viu que era uma carteira e garantiu que ia entregá-la à polícia.

Por seu lado, a vítima contou que estava a assistir ao cortejo tranquilamente e que não se apercebeu de nada, tendo sido os agentes policiais a avisá-la do sucedido.

E realçou: "tinha 25 euros no porta-moedas, um terço e duas imagens de santas".

Durante os seus depoimentos, os agentes da PSP explicaram que andavam a fazer vigilância durante o cortejo dado haver muita gente e avistaram a arguida - que já conheciam e já haviam detido em 2015 também no desfile a furtar a carteira a uma senhora de 92 anos - e seguiram-na, apanhando-a a furtar uma carteira.

Nessa altura, a vítima desistiu da queixa, fazendo com que a suspeita não fosse a julgamento.

A arguida, residente em Ermesinde, no distrito do Porto, já foi detida dezenas de vezes, mas nunca cumpriu pena de prisão efetiva, tendo condenações a penas suspensas e penas de multa.

Julgada pela quarta vez, a alegada carteirista já foi condenada a penas suspensas de dois e três anos, duas remíveis a multas de 300 e 360 euros.

A leitura da decisão judicial ficou agendada para dia 25 de maio às 10:00.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16