sicnot

Perfil

País

Risco muito alto de exposição ultravioleta em quase todas as regiões do país

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página da Internet.

(EPA/ Arquivo)

(EPA/ Arquivo)

ARSHAD ARBAB

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Alto' de exposição à radiação UV estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo.

A exceção, segundo o IPMA, acontece em Ponta Delgada, que apresenta risco 'Moderado.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é 'Baixo', 03 a 05 ('Moderado'), 06 a 07 ('Alto'), 08 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Em relação ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao final da manhã.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, por vezes com rajadas até 60 km/h em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde, assim como nas terras altas, em especial das regiões centro e sul.

Para os Açores, a previsão do IPMA aponta para as ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo, períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto para a noite, com vento de oeste bonançoso, rodando para sudoeste e tornando-se moderado.

As ilhas do grupo central, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, apresentam céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde. São esperados chuviscos e neblinas durante a madrugada e manhã, enquanto o vento soprará de noroeste fraco a bonançoso, rodando para sudoeste.

Já para São Miguel e Santa Maria, no grupo Oriental, o IPMA prevê igualmente céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos e vento norte fraco a bonançoso.

Na Madeira, prevê-se céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado de norte, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 km/h até ao meio da manhã.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 13 e 21 graus Celsius, no Porto entre 12 e 18, em Vila Real entre 11 e 22, em Viseu entre 10 e 21, em Bragança entre 09 e 23, na Guarda entre 10 e 19, em Castelo Branco entre 14 e 25, em Coimbra entre 13 e 21, em Santarém entre 12 e 24, em Évora entre 10 e 26, em Beja entre 11 e 26, em Faro entre 17 e 25, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 16 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 20.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.