sicnot

Perfil

País

Risco muito alto de exposição ultravioleta em quase todas as regiões do país

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página da Internet.

(EPA/ Arquivo)

(EPA/ Arquivo)

ARSHAD ARBAB

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Alto' de exposição à radiação UV estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo.

A exceção, segundo o IPMA, acontece em Ponta Delgada, que apresenta risco 'Moderado.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é 'Baixo', 03 a 05 ('Moderado'), 06 a 07 ('Alto'), 08 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Em relação ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao final da manhã.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, por vezes com rajadas até 60 km/h em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde, assim como nas terras altas, em especial das regiões centro e sul.

Para os Açores, a previsão do IPMA aponta para as ilhas do grupo ocidental, Flores e Corvo, períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto para a noite, com vento de oeste bonançoso, rodando para sudoeste e tornando-se moderado.

As ilhas do grupo central, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, apresentam céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde. São esperados chuviscos e neblinas durante a madrugada e manhã, enquanto o vento soprará de noroeste fraco a bonançoso, rodando para sudoeste.

Já para São Miguel e Santa Maria, no grupo Oriental, o IPMA prevê igualmente céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos e vento norte fraco a bonançoso.

Na Madeira, prevê-se céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado de norte, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 km/h até ao meio da manhã.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 13 e 21 graus Celsius, no Porto entre 12 e 18, em Vila Real entre 11 e 22, em Viseu entre 10 e 21, em Bragança entre 09 e 23, na Guarda entre 10 e 19, em Castelo Branco entre 14 e 25, em Coimbra entre 13 e 21, em Santarém entre 12 e 24, em Évora entre 10 e 26, em Beja entre 11 e 26, em Faro entre 17 e 25, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 16 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 20.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.