sicnot

Perfil

País

Pólenes muito elevados em quatro regiões do país a partir de sexta-feira

Os pólenes estarão em níveis muito elevados, a partir de sexta-feira e durante uma semana, na Beira Interior, na região de Lisboa e Setúbal, no Alentejo e no Algarve, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

Darko Vojinovic

De acordo com o boletim polínico para a semana de 20 a 26 de maio, os pólenes vão estar em níveis elevados na Beira Litoral, e em níveis considerados moderados na zona de Trás-os-Montes e Alto Douro e na região de Entre o Douro e Minho.

Na Beira Interior, onde os níveis serão muito elevados, vão predominar os pólenes de carvalhos e oliveiras e das ervas gramíneas, azeda e tanchagem.

Na região de Lisboa e Setúbal, vão sentir-se sobretudo os pólenes das oliveiras e sobreiros e das ervas gramíneas e parietária.

No Alentejo e no Algarve, outras zonas com concentrações que se esperam muito elevadas, vão predominar também os pólenes das oliveiras e dos sobreiros e das ervas gramíneas e tanchagem e ainda quenopódio, no caso algarvio.

O boletim polínico prevê, para as ilhas, níveis de pólenes baixos, sendo que, predominam, quer nos Açores quer na Madeira, os pólenes das ervas gramíneas, urtiga e parietária.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.