sicnot

Perfil

País

Pólenes muito elevados em quatro regiões do país a partir de sexta-feira

Os pólenes estarão em níveis muito elevados, a partir de sexta-feira e durante uma semana, na Beira Interior, na região de Lisboa e Setúbal, no Alentejo e no Algarve, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

(AP/Arquivo)

(AP/Arquivo)

Darko Vojinovic

De acordo com o boletim polínico para a semana de 20 a 26 de maio, os pólenes vão estar em níveis elevados na Beira Litoral, e em níveis considerados moderados na zona de Trás-os-Montes e Alto Douro e na região de Entre o Douro e Minho.

Na Beira Interior, onde os níveis serão muito elevados, vão predominar os pólenes de carvalhos e oliveiras e das ervas gramíneas, azeda e tanchagem.

Na região de Lisboa e Setúbal, vão sentir-se sobretudo os pólenes das oliveiras e sobreiros e das ervas gramíneas e parietária.

No Alentejo e no Algarve, outras zonas com concentrações que se esperam muito elevadas, vão predominar também os pólenes das oliveiras e dos sobreiros e das ervas gramíneas e tanchagem e ainda quenopódio, no caso algarvio.

O boletim polínico prevê, para as ilhas, níveis de pólenes baixos, sendo que, predominam, quer nos Açores quer na Madeira, os pólenes das ervas gramíneas, urtiga e parietária.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22