sicnot

Perfil

País

Escadas rolantes vão ligar Martim Moniz ao Castelo de Lisboa

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) informou hoje que as escadas rolantes que vão ligar a praça do Martim Moniz ao Castelo de São Jorge vão estar em funcionamento "no final de 2016/início de 2017".

© Rafael Marchante / Reuters

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a EMEL indica que em causa estão três troços: as "Escadinhas da Saúde", que ligarão a porta da Mouraria à Rua Marquês Ponte de Lima, as "Escadinhas do Palácio da Rosa", que farão a ligação entre as ruas Marquês de Ponte de Lima e Costa do Castelo e ainda as "Escadinhas de São Lourenço", para as quais serão recuperadas as escadas já existentes entre a Rua da Costa do Castelo ao interior do Castelo de São Jorge.

"O primeiro e o terceiro troços, a cargo da EMEL, deverão entrar em funcionamento no final de 2016/início de 2017 e a sua utilização será gratuita", refere a empresa.

Estes acessos inserem-se nas novas acessibilidades à colina do Castelo de São Jorge, que visam atenuar a topografia do terreno e as características desta zona histórica através da introdução de meios mecânicos.

A Câmara de Lisboa incumbiu a EMEL de construir e gerir estes meios, atribuição esta que, segundo a empresa, é uma forma de "retribuir à cidade os valores recebidos através dos parquímetros".

Além do percurso da Mouraria, estão previstos acessos suaves à Sé e à Graça.

No primeiro caso, haverá um elevador a ligar as Escadinhas das Portas do Mar (junto ao Campo das Cebolas) ao Largo da Sé.

"Atendendo a que esta obra decorrerá numa zona muito rica em termos arqueológicos, a primeira empreitada, agora lançada, visa apenas escavar o poço onde será posteriormente instalado o elevador", precisa a EMEL, estimando que este "esteja operacional no verão de 2017", o que depende "das vicissitudes dos trabalhos arqueológicos a realizar".

Quanto ao percurso da Graça, haverá um funicular a ligar a Rua dos Lagares e o Miradouro da Graça.

"Está já a decorrer o concurso tendo em vista apurar da viabilidade da abertura do canal onde deverá circular a composição, também ela sujeita a fortes condicionantes arqueológicas", assinala a empresa, esclarecendo que, por essa razão, ainda não existe uma data.

Também estas infraestruturas serão gratuitas.

Ainda no âmbito das novas acessibilidades, foi inaugurado em junho do ano passado o elevador que liga a Rua Norberto Araújo ao miradouro de Santa Luzia.

Após a inauguração, este equipamento esteve "inoperativo durante alguns dias em consequência de problemas relacionados com o fornecimento de energia", admite a EMEL.

Porém, "desde então o elevador funciona sem problemas, registando um elevado nível de utilização", assegura.

Na nota enviada à Lusa, a EMEL aponta que, a estes meios mecânicos, se somam os dois elevadores que fazem a ligação entre a Rua dos Fanqueiros e a Rua da Madalena e entre esta e a Calçada do Marquês de Tancos.

A empresa municipal disponibiliza ainda outro tipo de elevadores públicos, como o que foi inaugurado este ano em Entrecampos, recorda a EMEL.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.