sicnot

Perfil

País

Fim de semana com aguaceiros fracos e descida da temperatura máxima

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado, períodos de chuva, em geral fraca, e descida da temperatura máxima de 4 a 6 graus Celsius na generalidade do território, adiantou o meteorologista Bruno Café.

© Rafael Marchante / Reuters

"Hoje vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado a norte do Cabo Raso, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro onde deverão ocorrer aguaceiros dispersos", disse à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Bruno Café, hoje vai registar-se também uma pequena subida da temperatura máxima na generalidade do território.

"As temperaturas máximas podem chegar aos 30/31 graus em alguns locais. Estamos a prever 31 graus em Santarém e Setúbal, 30/32 no Alentejo e Lisboa 29", declarou.

No sábado, o instituto prevê uma mudança no estado do tempo, com períodos de chuva, em geral fraca, e descida da temperatura entre 4 a 6 graus.

"Vamos ter no sábado céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca, sendo mais persistente no Minho e no Douro Litoral a partir do meio da tarde, vento fraco do quadrante oeste, por vezes forte nas terras altas, neblinas ou nevoeiro matinais e descida da temperatura máxima [em relação a sexta-feira] na generalidade do território de 4 a 6 graus", sublinhou.

Para domingo, está previsto céu muito nebulado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde, chuva fraca ou aguaceiros fracos nas regiões norte e centro até ao início da manhã, vento fraco a moderado de oeste, rodando para noroeste a partir da manhã e descida de temperatura nas regiões do interior.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 29 graus Celsius, no Porto entre 13 e 21, em Vila Real entre 13 e 27, em Viseu entre 13 e 26, em Bragança entre 11 e 26, na Guarda entre 11 e 23, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 29, em Santarém entre 14 e 31, em Évora entre 13 e 32, em Beja entre 15 e 30, em Faro entre 21 e 27, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada entre 15 e 20 e na Horta e Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:29

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã e aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, em especial do norte e centro, onde ocorrerão aguaceiros dispersos.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.