sicnot

Perfil

País

Liderança de Costa a votos no PS hoje e sábado

Cerca de 40 mil militantes socialistas vão eleger hoje e no sábado o secretário-geral do PS, com o líder António Costa a enfrentar desta vez a candidatura alternativa do ex-dirigente Daniel Adrião.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Nesta disputa interna, porém, não está em causa qualquer divergência em termos de orientação face à linha política seguida por um Governo socialista apoiado no parlamento pelo Bloco de Esquerda, PCP e "os Verdes", nem Daniel Adrião pretende contestar a liderança de António Costa.

Daniel Adrião, que entre os finais da década de 80 e o início dos anos 90 se candidatou por duas vezes à liderança da JS, afirma que o seu objetivo é levar ao congresso uma moção de orientação global crítica do funcionamento "aparelhista" do seu partido e frisa que só concorre à liderança do PS porque os estatutos partidários assim impõem.

Além das eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, que são limitadas aos 39862 militantes socialistas com as quotas em dia - uma norma que poderá cair em breve por proposta da atual direção -, também hoje e no sábado serão escolhidos 1764 delegados ao Congresso Nacional deste partido, que se realiza entre 03 e 05 de junho na Feira Internacional de Lisboa.

Em simultâneo com as diretas para o líder e para eleição de delegados ao congresso, parte das mulheres filiadas no PS poderá ainda participar na eleição da única candidata à presidência do Departamento das Mulheres Socialistas, a deputada e ex-secretária de Estado Elza Pais.

Segundo dados disponibilizados à agência Lusa pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso do PS, Francisco César, entre a tarde e a noite de hoje vão votar as secções da maioria das federações e das duas regiões autónomas: Açores, Algarve, Aveiro, Baixo Alentejo, Bragança, Castelo Branco, Évora, FAUL (Lisboa), Oeste, Guarda, Leiria, Madeira, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

No sábado, votará a maior federação socialista do país em número de militantes, a do Porto, bem como Viseu, Santarém, Braga, Coimbra, Europa e Fora da Europa.

Nas últimas eleições diretas, realizadas em novembro de 2014 António Costa concorreu sem qualquer oposição ao cargo de líder do PS, tendo então sido eleito pela primeira vez secretário-geral com 22700 votos, 96% do total de votantes.

Nessa eleição, tinham capacidade eleitoral (ou seja, quotas pagas) 47.727 militantes socialistas, quase mais oito mil militantes do que atualmente.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.