sicnot

Perfil

País

Maços de tabaco com imagens chocantes à venda a partir de hoje

A partir de hoje, os maços de tabaco passam a ter imagens consideradas chocantes, frases de alerta e o número de saúde 24 que disponibiliza ajuda para deixar de fumar. Ainda assim, a introdução destas embalagens será gradual.

Apesar de a rotulagem começar hoje a a ser usada nos maços de tabaco, foi definido um período de um ano (até 20 de maio de 2017) para escoar as embalagens antigas.

As novas regras para a venda de tabaco constam de legislação publicada em agosto em Diário da República e que entrou em vigor no início de janeiro, determinando que as embalagens de produtos de tabaco para fumar (como cigarros, tabaco de enrolar e tabaco para cachimbo de água) devem apresentar "advertências de saúde combinadas", que incluem texto e fotografia a cores.

Tabaco "menos atraente"

O pneumologista José Pedro Boléo Tomé esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para avaliar os impactos que a medida poderá ter nos hábitos dos portugueses e diz que o objetivo das novas imagens é tornar o tabaco "menos atraente".

Algumas das opções constantes da "biblioteca de imagens" consistem em pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas amputadas, mortas dentro de sacos ou em camas de hospital, uma mulher a cuspir sangue ou um bebé a fumar através de uma chucha.

Estas imagens são acompanhadas de frases de alerta, entre as quais "fumar provoca 9 em cada 10 cancros do pulmão", "fumar provoca cancro da boca e da garganta", "fumar provoca acidentes vasculares cerebrais e incapacidades", "fumar agrava o risco de cegueira" e "os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar".

Além disto, passa a ser obrigatório as embalagens conterem duas advertências: "Fumar mata - deixe já" e "O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro".

Ao todo, as advertências combinadas (texto e imagens) passam a ocupar 65% das embalagens, no caso dos maços de cigarros, em ambas as faces.

Está igualmente previsto arrancar hoje a linha de cessação tabágica, de acordo com a diretiva europeia que já foi transposta para a lei nacional.

A garantia foi dada no mês passado pelo diretor-geral da Saúde, no final de um encontro sobre medidas de saúde a adotar no verão, que explicou que das embalagens de tabaco vai constar a linha telefónica para a qual o fumador deve ligar para obter informações e ajuda sobre programas disponíveis para ajudar a deixar de fumar.

Com Lusa

  • Novas imagens tornam o tabaco "menos atraente"
    6:08

    País

    Os maços de tabaco com imagens chocantes vão estar à venda já a partir de amanhã. Os fumadores vão deparar-se com imagens de órgãos com tumores malignos, pessoas amputadas e mortas dentro de sacos ou em camas de hospital. José Pedro Boléo Tomé esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para avaliar os impactos que a medida poderá ter nos hábitos dos portugueses. O pneumologista diz que o objetivo das novas imagens é tornar o tabaco "menos atraente".

  • Maços de tabaco com imagens chocantes começam a ser vendidos
    0:53

    País

    Os maços de tabaco com imagens chocantes vão estar à venda já a partir desta sexta-feira. Os fumadores vão deparar-se com imagens de órgãos com tumores malignos, pessoas amputadas e mortas dentro de sacos ou em camas de hospital. Tal como noutros países, Portugal adota agora a rotulagem estipulada na legislação, publicada em agosto de Diário da República.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.