sicnot

Perfil

País

Marcelo diz-se "guardião da Constituição" e promete defesa de reformados e pensionistas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, interveio hoje numa conferência com reformados e pensionistas no centro do debate e prometeu, enquanto "guardião da Constituição", a defesa dos seus direitos.

M\303\201RIO CRUZ

O Presidente da República, declarou Marcelo, não pode faltar à "defesa dos direitos económicos, sociais e culturais dos cidadãos, ou seja, à defesa da constituição".

O chefe de Estado falava na sessão de encerramento da conferência nacional da Associação de Pensionistas e Reformados (APRe!), entidade que enalteceu pelas "legítimas reivindicações sociais" que trouxe a debate "num momento específico da vida nacional", no contexto de assistência financeira internacional a Portugal.

"Há outras formas de lutar pela mesma causa, e a causa está lá, é a mesma", a defesa de direitos, prosseguiu Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República lembrou ainda o debate "recorrente" sobre o sistema de pensões em Portugal: "É um debate que só ganha em ser feito sem dramatização e sem uma coloração de natureza demasiado doutrinária ou ideológica", vincou.

Por outro lado, o chefe de Estado teceu críticas à Europa que, advoga, "tem adiado a reflexão e sobretudo a decisão sobre temas" como a questão dos refugiados.

Nesse ponto em concreto, enalteceu a "consciência tranquila de Portugal", já que não só através do Governo mas também da "sociedade civil" há "felizmente" um entendimento neste problema.

As palavras de Marcelo Rebelo de Sousa foram proferidas no dia em que se ficou a saber que Portugal receberá, até ao final do mês, mais 191 refugiados, que se somam aos mais de 230 já chegados ao abrigo do sistema de recolocação.

"Portugal já recebeu 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália, esperamos um novo grupo e, até final do mês, devem chegar mais 191 pessoas", disse a ministra portuguesa da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que participou em Bruxelas numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.