sicnot

Perfil

País

Marcelo vai condecorar Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que vai condecorar o histórico socialista Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada, um "ato de justiça" a uma "voz de liberdade e consciência nacional".

© Marcos Borga / Reuters

Na cerimónia na qual a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra o Dia do Autor, onde entregou o prémio de consagração de carreira ao escritor Manuel Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o histórico socialista "é uma voz de liberdade e uma voz de consciência nacional".

"O Presidente da República também aqui deve praticar um ato de justiça. E um ato de justiça traduz-se em dizer que decidiu condecorar Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada", anunciou.

Na opinião do chefe de Estado "Portugal também foi grande e é grande porque Manuel Alegre é português".

Lusa

  • Manuel Alegre distinguido pela carreira literária
    2:44

    País

    Manuel Alegre recebeu esta sexta-feira o Prémio Vida Literária. Na cerimónia de homenagem, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teceu vários elogios ao poeta. Manuel Alegre retribuiu e diz que o discurso de Marcelo no parlamento, mostra que está a renascer o espírito de abril.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.