sicnot

Perfil

País

Marcelo vai condecorar Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que vai condecorar o histórico socialista Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada, um "ato de justiça" a uma "voz de liberdade e consciência nacional".

© Marcos Borga / Reuters

Na cerimónia na qual a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra o Dia do Autor, onde entregou o prémio de consagração de carreira ao escritor Manuel Alegre, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o histórico socialista "é uma voz de liberdade e uma voz de consciência nacional".

"O Presidente da República também aqui deve praticar um ato de justiça. E um ato de justiça traduz-se em dizer que decidiu condecorar Manuel Alegre com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago de Espada", anunciou.

Na opinião do chefe de Estado "Portugal também foi grande e é grande porque Manuel Alegre é português".

Lusa

  • Manuel Alegre distinguido pela carreira literária
    2:44

    País

    Manuel Alegre recebeu esta sexta-feira o Prémio Vida Literária. Na cerimónia de homenagem, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teceu vários elogios ao poeta. Manuel Alegre retribuiu e diz que o discurso de Marcelo no parlamento, mostra que está a renascer o espírito de abril.

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43