sicnot

Perfil

País

Proteger os últimos lugares selvagens no Oceano

EXCLUSIVO ONLINE

Proteger os últimos lugares selvagens no Oceano

O cientista-chefe do projeto "Pristine Seas" da National Geographic Society esteve em Portugal para a apresentação do relatório científico e do filme "Ilhas Selvagens", que retratam a expedição realizada, em setembro de 2015, ao ponto mais a sul do território português. Alan Friedlander contou à SIC o que encontrou nas Selvagens, explicou o projeto que visa identificar, estudar e preservar os últimos lugares verdadeiramente selvagens no Oceano, e falou daquilo que mais o marcou em 30 anos de investigação e mergulhos: ver o desaparecimento dos recifes de coral.

  • Cientistas querem preservar e alargar a reserva natural das ilhas Selvagens
    3:01

    País

    Cientistas de um projeto de conservação da National Geographic defendem o alargamento da reserva natural das Selvagens dos cerca de 9400 hectares atuais para pelo menos 124 mil hectares. As ilhas do arquipélago da Madeira foram objeto de uma expedição científica e são agora as estrelas de um documentário que mostra um local pujante de vida. Um dos últimos lugares quase intocados pelo homem no Atlântico norte.

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.