sicnot

Perfil

País

Vaticano assegura que segredo de Fátima foi divulgado na íntegra em 2000

O Papa emérito Bento XVI classificou como "puras invenções" os rumores que indicam que a profecia do terceiro segredo de Fátima não foi publicada na íntegra em 2000, informou hoje a Santa Sé.

© Rafael Marchante / Reuters

Nos últimos dias vários 'media' publicaram que Ratzinger, na altura à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, confessou ao teólogo alemão Ingo Dollinguer que existia uma parte do terceiro segredo que ainda não tinha sido divulgada.

O Vaticano sublinhou hoje que Bento XVI assegurou que as frases atribuídas ao professor Dollinger são "pura invenção, absolutamente não verdadeiras" e também reiterou que a "publicação do terceiro segredo de Fátima foi completa".

A profecia de Fátima está dividida em três partes ou segredos e foi supostamente revelada pela Virgem Maria aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, em 1917, em três aparições, designadamente 13 de maio, 13 de julho e 13 de outubro.

Os segredos falam, entre outros assuntos, sobre as duas guerras mundiais ou a queda do comunismo na Rússia e foram contadas por Lúcia ao Vaticano, que as começou a divulgar a partir de 1941.

O terceiro segredo foi revelado em 2000 e refere-se, segundo o Vaticano, ao atentado sofrido por João Paulo II a 13 de maio - dia da Virgem de Fátima - de 1981, na Praça de São Pedro, pelo terrorista turco Ali Agca.

Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.