sicnot

Perfil

País

António Costa reeleito secretário-geral do PS com 95,3% dos votos

António Costa foi reeleito secretário-geral do PS em eleições diretas pelos militantes socialistas na sexta-feira e sábado, tendo 95,3% dos votos contra 2,8% do ex-dirigente Daniel Adrião, quando estão apurados 92,7% do universo eleitoral.

Primeiro-ministro de Portugal, António Costa

Primeiro-ministro de Portugal, António Costa

© Eric Vidal / Reuters

Estes dados foram transmitidos à agência Lusa pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, Francisco César.

De acordo com o presidente da COC do PS, faltam ainda apurar os votos de 58 seções deste partido, sendo previsível que a percentagem de reeleição de António Costa possa ainda subir ligeiramente.

Francisco César adiantou que o universo eleitoral dos militantes socialistas com capacidade eleitoral, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira e as secções das federações da Europa e Fora da Europa, é de 49127.

Entre sexta-feira e sábado votaram nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS e na escolha dos delegados ao congresso 63,8% do total de militantes com capacidade eleitoral.

Para o Congresso Nacional do PS, que se realiza entre 3 e 5 de junho, na Feira Internacional de Lisboa, estiveram em disputa 1763 delegados.

Ao início da madrugada de hoje, era já certa a eleição de 21 delegados por parte do ex-dirigente socialista Daniel Adrião, sendo os restantes afetos a listas de apoio à moção de estratégia global de António Costa, intitulada "Cumprir a alternativa, consolidar a esperança".

Até ao encerramento da contagem, Daniel Adrião, primeiro subscritor da moção "Resgatar a democracia", espera ainda atingir um total de 24 delegados ao congresso.

Para a liderança do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, candidatou-se sem qualquer oposição a deputada do PS e ex-secretária de Estado Elza Pais, que obteve 88,7% dos votos. Já a lista para a Comissão Política afeta à candidatura de Elza Pais registou 85,33%.

Os resultados das eleições de delegados ao congresso nacional e das diretas para o cargo de secretário-geral do PS serão validados na segunda-feira pela Comissão Organizadora do Congresso.

Lusa

  • Costa discursa sob vaias de manifestantes contra cortes nos contratos de associação
    2:11

    País

    Durante o discurso do primeiro-ministro hoje em Santo Tirso, António Costa foi vaiado por centenas de pessoas que se manifestaram contra o fim dos contratos de associação com as escolas e colégios do ensino privado. António Costa diz que o ensino público é a prioridade do Governo. Já se sabe que 39 dos 79 colégios com contratos não vão poder abrir novas turmas. O primeiro-ministro desvalorizou as providências cautelares contra os cortes nos colégios.

  • "Otimismo crónico e irritante" era apenas uma piada de faculdade entre Marcelo e Costa
    2:32

    País

    O Presidente da República esclareceu hoje que o comentário acerca do otimismo crónico e às vezes irritante do primeiro-ministro era apenas uma piada de faculdade. Já António Costa garante que mantém os pés bem assentes no chão. Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se pela 3ª vez este mês com a Associação de Pensionistas e Reformados e, apelou ao país para que o sistema de pensões continue a ser debatido. Marcelo aproveitou ainda o dia de hoje para anunciar as condecorações de Manuel Alegre com e a a Grã-cruz da Ordem de Santiago de Espada e a Sociedade Portuguesa de Autores com a Ordem da Liberdade.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.