sicnot

Perfil

País

Autoridades espanholas suspendem buscas por português desaparecido na Galiza

A Guardia Civil de Ourense suspendeu as operações de busca pelo português de 38 anos desaparecido desde sábado, quando, juntamente com mais três pessoas, entretanto resgatadas, praticava canyoning na Galiza, disse hoje à Lusa fonte da GNR.

Arquivo

Arquivo

(SIC/ Arquivo)

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, "as operações de busca foram suspensas cerca das 18:00 e serão retomadas, na segunda-feira, logo pela manhã".

"O corpo já foi localizado. É uma zona de muito difícil acesso. Tudo indica que o homem se encontra cadáver. Os familiares já deslocaram para aquela região galega", adiantou aquela fonte.

Hoje, durante todo o dia "a Guardia Civil espanhola mobilizou para o local um helicóptero e uma equipa de resgate em montanha".

A GNR, "através dos efetivos que possui no Centro de Coordenação Policial e Aduaneira de Tui, está a acompanhar o caso".

De acordo com aquela força policial, o homem "caiu numa fenda de difícil acesso, em Corga de Frecha, em Ourense, na Galiza", localidade que faz fronteira com Terras de Bouro, no distrito de Braga, quando praticava canyoning com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30 anos, entretanto resgatados e que se encontram bem".

Fonte do Centro de Comando e Controlo Operacional da GNR contactada pela Lusa disse que "o alerta às autoridades foi dado pelos outros três praticantes, através do 112".

A GNR desconhece a localidade de origem dos portugueses.

Lusa

  • "Serei o Presidente de todos os angolanos"
    2:06
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Supervisão bancária origina novo diferendo entre Carlos Costa e Governo
    0:57

    Economia

    Reacendeu-se a guerra entre o Governo e o governador do Banco de Portugal. Em conferência na sede do banco, esta segunda-feira, Carlos Costa deixou uma crítica indireta ao novo modelo de supervisão bancária. O ministro das Finanças, Mário Centeno, não gostou e exigiu a Carlos Costa que se retratasse, mas o governador recusou-se.

  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.