sicnot

Perfil

País

PM recebido em Coimbra por manifestação contra corte no financiamento dos colégios

PM recebido em Coimbra por manifestação contra corte no financiamento dos colégios

António Costa foi recebido esta manhã, em Coimbra, por uma manifestação contra os cortes nos colégios. Já ontem, o primeiro-ministro (PM) discursou durante cerca de dez minutos debaixo de um barulho ensurdecedor de centenas de manifestantes, concentrados junto ao Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, que inaugurou. Também em Águeda, António Costa deparou-se com manifestantes que contestavam o corte no financiamento das escolas com contratos de associação.

  • Costa discursa sob vaias de manifestantes contra cortes nos contratos de associação
    2:11

    País

    Durante o discurso do primeiro-ministro hoje em Santo Tirso, António Costa foi vaiado por centenas de pessoas que se manifestaram contra o fim dos contratos de associação com as escolas e colégios do ensino privado. António Costa diz que o ensino público é a prioridade do Governo. Já se sabe que 39 dos 79 colégios com contratos não vão poder abrir novas turmas. O primeiro-ministro desvalorizou as providências cautelares contra os cortes nos colégios.

  • Estado vai financiar 273 turmas de colégios privados
    1:25

    País

    No próximo ano letivo o Estado vai financiar 273 turmas de colégios privadas, porque nas zonas analisadas não há alternativa pública. A lista de escolas de ensino particular e cooperativo autorizadas pelo Estado a abrir turmas de início de ciclo já foi divulgada. Estes dados correspondem ao corte já anunciado de 57% no financiamento destas instituições de ensino.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.