sicnot

Perfil

País

Associações alertam para perigo de balões quando se tornam lixo

Associações de defesa do ambiente alertaram hoje para os efeitos negativos dos balões largados, nomeadamente nas festas de crianças, tanto para os bebés, que podem engasgar-se, como para os animais, que os confundem com alimento.

FERNANDO VELUDO / LUSA

"Acreditamos que é possível a mobilização de todos, mantendo a cor e o forte simbolismo, mas sem balões. O ambiente agradece, e o ambiente somos todos nós", salienta um comunicado divulgado pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM) e pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

As entidades "alertam para os impactos negativos das largadas de balões, propondo que sejam eliminadas e substituídas por alternativas de menor impacto".

As largadas de balões têm um simbolismo muito positivo aliado ao efeito da cor, reconhecem as associações, mas que contrasta com os impactos negativos quando aqueles caem e se tornam lixo, ficando disperso no ambiente.

As associações salientam que os balões caídos nas praias, em parques infantis e zonas de lazer representam "um perigo potencial para crianças pequenas ou bebés que, por curiosidade lhes podem pegar".

É que se deglutidos, os balões podem provocar engasgamento ou mesmo asfixia, explicam.

Os balões, inteiros ou rebentados, atraem animais que os confundem com alimento, principalmente nos oceanos, onde podem ser confundidos com alforrecas, acabando por ser ingeridos por tartarugas e outros animais marinhos.

As consequências para os animais podem ser graves, desde a obstrução mais ou menos temporária do tubo digestivo até à morte por asfixia ou inanição, explicam os ambientalistas.

São listados alguns "bons exemplos de eventos e comemorações" integrados em campanhas que, em vez de balões, optaram por bolas de sabão, caminhadas, cartazes, distribuição de fitas, iluminações de edifícios e outras manifestações com benefícios para o ambiente, como a plantação de árvores ou arbustos pela comunidade.

As associações realçam que os balões de látex, "ditos biodegradáveis, permanecem vários anos no ambiente, fragmentando-se em pedaços que são ingeridos por muitos animais".

O alerta surge a propósito do Dia Mundial da Biodiversidade, assinalado no domingo, do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho e do Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de junho, e tem o apoio de outras associações como o GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), Centro Português de Atividades Subaquáticas (CPAS), Associação de Ciências marinhas e Cooperação (SCIAENA) ou Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Lusa

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • "Têm um verdadeiro amigo na Casa Branca"

    Mundo

    O Presidente norte-americano reafirmou esta sexta-feira o apoio ao direito de porte de armas no país, sublinhando, numa convenção daquele 'lobby', que "o ataque de oito anos às liberdades consagradas no Artigo 2.º [da Constituição]" terminou.

  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.